Parlamentar apóia projeto de racionalização de água nas escolas estaduais


25/03/2004 16:47

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Luiz Gonzaga Vieira

O deputado Luiz Gonzaga Vieira (PSDB) elogiou a medida adotada pelo governo do Estado para evitar o desperdício de água em escolas da rede pública estadual, por meio da troca de equipamentos hidráulicos (torneiras, vasos sanitários, caixas de descargas).

Segundo Gonzaga, o Estado vai investir R$ 1,2 milhão no programa. As unidades escolares passam a integrar o Projeto de Uso Racional de Água (Pura), que vem sendo adotado em diversos órgãos estaduais. O termo de compromisso, que reúne as secretarias da Educação e de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, além da Sabesp, foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin na semana passada.

As instalações hidráulicas de escolas de todo o Estado passarão por avaliação técnica feita pela Sabesp. Se necessárias, serão realizadas a correção ou a substituição de equipamentos. O prazo previsto para execução das obras é de 240 dias após a liberação da verba, que será proveniente do Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

Em contrapartida, o Secretaria da Educação está elaborando um projeto pedagógico que, por meio de seminários, pretende transformar os alunos em agentes multiplicadores no combate ao desperdício de água. Os professores receberão material pedagógico (livro e CD) para a aplicação em sala de aula.

"O governo estadual dará um prêmio de R$ 20 mil para a unidade que fizer a maior economia, entre o período de 15 de março e 15 de setembro deste ano. A meta é reduzir o consumo das escolas em 50%", explica o deputado. Será feito edital para que a iniciativa privada financie a troca dos equipamentos, o que deve ser estendido também para os hospitais.

lgvieira@al.sp.gov.br

alesp