A essencialidade das paisagens de Fátima Campos: uma síntese entre forma e matéria

Museu da Arte do Parlamento de São Paulo
04/05/2006 15:22

Compartilhar:


Os temas preferidos da pintora Fátima Campos são a paisagem montanhosa das Minas Gerais e as marinhas do litoral paulista. A artista parece não desejar ver nada além do mundo que retrata. A realidade que a circunda com suas contradições a deixam indiferente. Nela encontramos uma pacata serenidade desconcertante: ela observa a natureza através de um processo de salvação imaculada.

Suas paisagens encantam a fantasia e a projetam ao longo de espaços sem fim. Dentro de uma rara limpidez, a artista não se abandona a frenesis desnecessários; deixa correr seu pincel sobre planos diferenciados, dando à matéria espontaneidade, tocando o tema que acaricia liricamente.

A capacidade de síntese entre forma e matéria constitui a base de sua criação. Dotada desta qualidade Fátima Campos consegue colher de imediato a essencialidade de cada paisagem, fixando sobre a tela os traços mais significativos do tema escolhido e extraindo da realidade a "alma das coisas".

Se a arte significa algo de concreto, ordem e clareza, esta pintora sabe dar reais conotações a suas obras. Formalismo e sobriedade expressiva concorrem para acrescentar, ainda mais, suas aptidões artísticas.

A obra Serra da Mantiqueira, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, não é mera fotografia da realidade mas uma exaltação e idealização da beleza inconfundível da topografia das Alterosas.



A artista

Fátima Campos, pseudônimo artístico de Maria de Fátima Álvares da Silva Campos, nasceu em Montes Claros, Minas Gerais, em 1951, onde se dedicou inicialmente ao estudo da música no Conservatório Estadual Lorenzo Fernandez.

Transferiu-se para São Paulo em 1973, onde concluiu o curso de desenho e pintura da Escola Panamericana de Arte e mais tarde o curso de arquitetura de interiores (1976).

Freqüentou em 1982 e 1983 os cursos livres de desenho, pintura e cerâmica na Fundação Armando Álvares Penteado de São Paulo (FAAP). Após formar-se em direito na capital paulista retornou a Minas Gerais em 1995, fixando residência em Belo Horizonte.

Depois de realizar diversas exposições em espaços culturais em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, participou neste ano de uma exposição de artistas de Montes Claros na Errol Flynn Galeria de Artes na capital mineira.

Possui obras em inúmeras coleções particulares de São Paulo, Minas e Rio de Janeiro e nos acervos oficiais de Montes Claros e do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp