Encontro de prefeitos discute pré-vestibular gratuito


23/03/2004 18:11

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) discutiu na noite na segunda-feira, 22/3, com prefeitos e vereadores presentes à abertura da 48a edição do Congresso Estadual de Municípios, em Campos do Jordão, mecanismos que poderão ser utilizados pelas prefeituras para ajudar a implantar o projeto apresentado por ela na Assembléia Legislativa instituindo o curso pré-vestibular gratuito.

A idéia do projeto é que as três universidades públicas do Estado criem o curso pré-vestibular dentro das suas dependências e que utilizem professores e alunos graduados para fazê-lo funcionar, atendendo estudantes selecionados a partir da condição social e também do bom aproveitamento no ensino médio. "Mas podemos criar os mesmos cursos nas cidades onde as prefeituras se interessem em ajudar as universidades, com local, mobiliário e pessoal técnico, e é isso o que estamos discutindo com os prefeitos e vereadores". A deputada decidiu estender no projeto essa possibilidade porque o alcance das universidades poderá não corresponder à demanda, devido ao grande número de estudantes carentes.

Por meio de iniciativa semelhante, a deputada ajudou a viabilizar o cursinho pré-vestibular do Colégio Adventista em Sorocaba. O pastor Nizan Rabelo de Oliveira pediu a colaboração da deputada após saber do projeto que iria apresentar na Assembléia. O cursinho do colégio começou com seis professores voluntários e 40 alunos carentes. O material didático necessário para as aulas foi doado.

Formação sólida

Maria Lúcia acha que o tema central do congresso de Campos do Jordão tem tudo a ver com a proposta do curso pré-vestibular para carentes. O tema é Município Gerador de Desenvolvimento. "O desenvolvimento parte de uma formação sólida educacional que possa se refletir em trabalhadores de qualidade depois e nós acreditamos que é preciso ampliar isso sempre", afirma Amary.

A deputada integrou a mesa de abertura dos trabalhos ao lado do presidente da Assembléia, Sidney Beraldo (PSDB), do senador Romeu Tuma (PFL/SP), do presidente da Associação Paulista de Municípios, Celso Giglio; do presidente do TCE, Renato Martins Costa; do prefeito de Campos do Jordão, Lélio Gomes; e dos deputados Célia Leão, Pedro Tobias e Vanderlei Macris, todos do PSDB.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp