1º secretário: "frota a diesel será substituída por veículos elétricos"


03/06/2008 20:39

Compartilhar:


Em resposta ao requerimento de informações do 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Donisete Braga (PT), o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella Pereira, esclareceu que toda a frota de veículos a diesel do Corredor Metropolitano São Mateus/Jabaquara, e a extensão Diadema/Brooklin, será substituída por veículos elétricos. Ao enviar o requerimento, o 1º secretário estava preocupado com a poluição emanada dos veículos a diesel.

"Esses veículos são responsáveis por cerca da metade das emissões de partículas finas que poluem o ar e geram riscos à saúde. O diesel produzido no Brasil tem alto teor de enxofre, o que agrava os riscos à saúde e ao meio ambiente", justifica Donisete Braga. Ele argumenta que a utilização de veículos menos poluentes, como é o caso dos elétricos, é urgente por se tratar da saúde pública, além de serem mais confortáveis para os passageiros e motoristas, já que não possuem câmbio.

De acordo com o secretário Portella, o cronograma de implantação está em fase de revisão e a redução da frota a diesel será gradual. "Até o final de 2009 está prevista a implantação da obra de eletrificação. Assim, a frota será substituída gradualmente, conforme etapas de implantação e eletrificação dos trechos."

Sobre o uso de etanol da frota, conforme havia questionado Donisete Braga, o secretário respondeu que os testes encontram-se em fase inicial e que não há, por enquanto, uma conclusão sobre o desempenho dos veículos. Quanto à previsão de investimentos no corredor, como ampliação e modernização das vias e das paradas por parte da empresa concessionária Metra, o secretário informou que "as obras de manutenção do viário, das estações de transferência e pontos de parada seguem cronograma e roteiro técnico gerenciados e fiscalizados pela EMTU/SP".



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp