Seminário na Assembléia Legislativa debate arborização urbana


25/05/2009 11:15

Compartilhar:


Além de embelezar as nossas cidades, a arborização urbana tem um papel importante para melhorar a qualidade de vida da população, no sentido de amenizar os efeitos da poluição, tornar o ambiente mais saudável e regular a temperatura. Apesar da preocupação de alguns administradores municipais com a questão, ainda existe um longo caminho a percorrer para que os municípios do Estado atinjam uma situação ideal nesse aspecto.

Com o intuito de estimular o debate sobre o assunto, o deputado estadual Davi Zaia (PPS), com o apoio da Liderança do seu partido na Assembléia Legislativa, promoverá no próximo dia 29/5, no auditório Teotônio Vilela, das 14h às 19h, o evento "Minha cidade é meu jardim " Seminário Sobre Arborização Urbana".

Davi Zaia, 2º vice-presidente do Legislativo paulista, integrante da Comissão Permanente de Assuntos Metropolitanos, é autor de um projeto de lei em tramitação que cria a Semana da Arborização Voluntária no Estado de São Paulo. A propositura tem o objetivo de estimular o ato voluntário para que as pessoas plantem árvores, seja no quintal, jardim, no alto do edifico onde moram, ou mesmo na rua, com a participação do poder público.

A idéia do seminário é trazer a opinião de especialistas no assunto, promover o debate e levantar propostas, que possam ser utilizadas para aperfeiçoar o projeto na forma de emendas.

Foram convidados como palestrantes o secretário Municipal de Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge, o gerente de Cidades e assessor executivo do Programa Município Verde da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, José Walter Figueiredo Silva, a representante do Grupo de Trabalho de Meio Ambiente e Mobilidade Urbana do Movimento Nossa São Paulo, Nina Orlow, o arquiteto paisagista Raul Pereira, o prefeito de São Sebastião da Grama, Emílio Bizon Neto e o meteorologista, especialista em hidrometeorologia, Phd e livre docente pela USP, Augusto José Pereira Filho.

Os temas que serão abordados no seminários são: "A Política de Arborização Urbana da Cidade de São Paulo"; "A Arborização no Programa Município Verde"; "Fiscalização do Poder Público, Avaliação e Propostas da Sociedade Civil"; As Espécies mais Apropriadas para o Plantio"; "A Experiência de um Município" e "Ilhas de Calor".

dzaia@al.sp.gov.br

alesp