Alesp faz testes para a informatização de processos administrativos


29/05/2008 18:47

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo está implantando, em caráter experimental, o projeto Alesp Digital, que objetiva informatizar e automatizar os fluxos de trabalho da Casa, visando a melhoria da qualidade dos serviços e maior segurança das informações.

Como pontapé inicial, está sendo desenvolvida desde março de 2008, a Prova de Conceito - que apresentará um estudo detalhado e trará a cultura da gestão por processos de negócio, com fluxos automatizados e instruídos por acervos digitais. O programa de informatização está sendo implantado por profissionais da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP), com a colaboração de servidores do Departamento de Finanças e da Secretaria Geral da Administração da Alesp, áreas envolvidas no programa.

Segundo Silvio Trasmonte, gerente do projeto, todas as funcionalidades previstas na Prova de Conceito serão em caráter de demonstração. "Nesta primeira fase, a solução não entrará efetivamente em produção e não substituirá procedimentos e sistemas. A implementação terá como objetivo demonstrar de forma prática, os benefícios do Alesp Digital."

Tratados como fatores fundamentais para o sucesso do projeto, a participação e o envolvimento dos funcionários tem sido de extrema importância para o bom desenvolvimento da prova de conceito. "As reuniões com os funcionários servem para nos fornecer subsídios e também para esclarecer pontos imprescindíveis, como o funcionamento dos departamentos e a execução detalhada das tarefas, além de criar oportunidade para discussões de procedimentos, melhorias e opiniões dos próprios usuários", afirma Trasmonte.

Com a finalização prevista para o dia 17/7 deste ano, a prova de conceito busca mostrar aos usuários os benefícios almejados com a implantação do projeto, como a redução na ocupação do espaço físico, acessos simultâneos aos documentos, geração de relatórios gerenciais, padronização dos procedimentos processuais e melhor distribuição de atividades e solicitações descentralizadas.

Em 30/4/2008 foi realizada uma demonstração prática do projeto Alesp Digital, quando os envolvidos no projeto puderam conferir a demonstração do programa e acompanhar a utilização dos sistemas na prática, como por exemplo, a pesquisa e o trâmite de processos e a inserção de dados e informações. Com a demonstração da Prova de Conceito, os funcionários e diretores da Alesp tiveram a oportunidade de conhecer as mudanças e melhorias oferecidas pelo programa, mas que serão efetivamente percebidas somente com a implementação definitiva do projeto.

alesp