Programa de combate ao "bullying" escolar


27/11/2009 15:47

Compartilhar:


O deputado Gilmaci Santos (PRB) apresentou o Projeto de Lei 1239/2009, que institui o programa de combate ao "bullying" nas escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo. Sem equivalente na língua portuguesa, o termo em inglês "bullying" é definido como um ato de agressão intencional e repetida por meio de violência física e psicológica, de forma cruel e intimidadora. O ato geralmente ocasiona desequilíbrio emocional na criança ou no adolescente, e que causa angústia e dor. O aluno sofre com gozações, insultos, apelidos constrangedores que levam a vítima à exclusão social.

"O "bullying" é considerado a violência da modernidade, geralmente age de forma silenciosa, os pais nem sempre percebem, e esse é o maior problema, pois quando se percebe algo, pode ser muito tarde", afirma Gilmaci. Conhecida como agressão moral, a prática é muito comum e pode levar ao desejo de vingança, à depressão e até mesmo ao suicídio.

Estudos feitos pela pedagoga Cleodelice Aparecida Zonato Fante, com 2 mil estudantes de 5ª a 8ª séries do Brasil, mostram que, entre 2000 e 2003, 49% dos alunos estavam envolvidos com "bullying": 22% eram vítimas, 15% eram agressores e 12% eram vítimas agressoras.

gilmacisantos@al.sp.bov.br

Gilmaci Santos

alesp