Projeto de deputada jovem busca fomentar turismo de Franca


05/11/2010 16:47

Compartilhar:


O IBGE estima que, em 2009, a população de Franca atingiu 330.938 habitantes. Entretanto, entre os dias 10 e 12 de setembro, a cidade recebeu aproximadamente 80 mil turistas, que participaram do Hallel, um evento de música católica que está na sua 23ª edição.

O acontecimento, que representou aumento de cerca de 25% da população local " além de cumprir com os objetivos do catolicismo, que define a comemoração como uma proposta inovadora de evangelização através da música ", contribui de forma significativa para o aumento da arrecadação local.

Essa movimentação chamou a atenção da deputada jovem Lorena Nayara de Sousa Ricardo, de 14 anos, aluna da EE Professora Ana Maria Junqueira, daquela cidade. Ela criou um projeto de lei que propõe a inclusão do evento no calendário turístico do Estado de São Paulo. "Além de divulgar a música católica a um público sempre ávido por novidades, o Hallel se soma aos demais eventos que, na cidade, se desenvolvem e contribuem para projetar o nome do município, conhecido pela hospitalidade de seu povo", justificou.

Além disso, há o significativo aumento da renda local, ocorrência que não lhe escapou. O fato de incluir a comemoração no calendário do Estado, como argumenta Lorena, servirá também para a divulgação da cidade no cenário nacional e internacional. Ela explicou que a festa também acontece em Brasília e Maringá (PR). Além do Brasil, o evento também é organizado em outros países, entre os quais, EUA, Chile e Peru. Em Franca, a festa transcorre no ginásio esportivo da cidade. "Meu professor de história me auxiliou na conclusão do projeto", lembrou.

alesp