Parlamentar é condecorada pelo Corpo de Bombeiros


26/02/2007 17:52

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) foi condecorada com a Medalha Centenário do 6º Grupamento de Bombeiros, em solenidade na manhã de sexta-feira, 23/2, na sede da corporação, em Santos. A medalha foi entregue pelo tenente-coronel PM Luiz Carlos Ribeiro, comandante do grupamento, em meio aos aplausos de civis e militares presentes.

A homenagem à deputada foi inserida nos atos comemorativos dos 117 anos de criação do 6° Grupamento de Bombeiros, que é um dos mais antigos do país. A escolha do nome de Prandi foi feita por uma comissão especial, em reconhecimento aos "atos relevantes e empreendedores" da parlamentar em favor da corporação.

Em seu pronunciamento, Maria Lúcia Prandi registrou que se sentia honrada e gratificada. Destacou, também, o profissionalismo e a dedicação dos bombeiros na missão de salvar vidas, o que os torna, na visão da deputada, merecedores do carinho e do respeito de toda a sociedade.

A deputada tem uma história de luta para que a corporação receba mais investimentos e disponha de melhor infra-estrutura de trabalho. Uma grande vitória foi alcançada com a instalação do Posto de Bombeiros de Itanhaém, para o atendimento do Litoral Sul e do Vale do Ribeira, depois de muitos anos de reivindicação.

Prandi também é autora de dez emendas ao Orçamento Estadual para este ano por meio das quais reivindica mais R$ 3,6 milhões para ampliação da infra-estrutura do Corpo de Bombeiros em todo o Litoral. As prioridades incluem a aquisição de novas unidades de resgate e embarcações para busca e salvamento no mar. A parlamentar trabalha, ainda, pela instalação de uma unidade da corporação na área continental de São Vicente.

Quando foi criado por lei municipal, em 24/2/1890, o Corpo de Bombeiros de Santos tinha um efetivo de dez soldados, que combatiam os incêndios utilizando mangueiras, bombas manuais, baldes e machadinhas. Na década de 1940, a corporação passou a ser estadual.

"O Corpo de Bombeiros tem uma história de muito profissionalismo. O risco à própria vida não inibe sua atuação", ressalta a deputada. Segundo ela, um dos mais recentes exemplos, na região, foi a atuação na favela Vila Alemoa, em dezembro, quando um incêndio exigiu horas de trabalho e ações precisas para ser debelado.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp