Comissão de Segurança Pública acompanha investigações sobre supostos grupos de extermínio


16/05/2003 15:54

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado estadual Romeu Tuma (PPS), presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de São Paulo, esteve em Ribeirão Preto nesta sexta-feira, dia 16, para acompanhar as investigações sobre a ação de supostos grupos de extermínio na cidade. A comitiva, que visitou promotores de Justiça, contou com a presença do deputado Vanderlei Siraque (PT), vice-presidente da comissão.

Além de se inteirar junto aos representantes do Ministério Público sobre o andamento das investigações, os deputados tiveram acesso a vários documentos que devem ajudar na apuração dos crimes. Tuma declarou que não é possível afirmar se há envolvimento de policiais civis ou militares nos supostos grupos de extermínio, mas adiantou que "o modus operandi leva a crer que os assassinatos podem estar ligados ao crime organizado, que eventualmente teria em seus quadros agentes infiltrados de poderes constituídos", disse o deputado.

Na visita, Romeu Tuma defendeu, junto a autoridades da Polícia Civil de Ribeirão Preto, a necessidade da instalação no município de uma delegacia especializada em homicídios. "Seria uma forma de dar mais um instrumento à Polícia Civil de agilizar as investigações em toda a região", afirmou o parlamentar.

A Promotoria Criminal em Ribeirão Preto e as corregedorias das polícias Civil e Militar começaram a apurar o caso em agosto do ano passado, quando receberam denúncias de envolvimento de policiais em pelo menos 20 mortes.

Na próxima terça-feira, dia 20, a Comissão de Segurança vai a Guarulhos participar de uma reunião da Comissão de Direitos Humanos local, de onde também partiram denúncias sobre a formação de grupos de extermínio.

alesp