Deputados russos visitam Parlamento de São Paulo


03/12/2002 17:20

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A Assembléia Legislativa recebeu nesta terça-feira, 3/12, uma representação de parlamentares da Duma da Região de Moscou, que está em São Paulo para retribuir a visita que uma delegação de deputados estaduais paulistas fez à Rússia, em abril deste ano. "Fomos recebidos por esse mesmo grupo em Moscou, que nos proporcionou dias agradáveis e contatos importantes naquele país", disse o presidente da Casa, deputado Walter Feldman.

No sistema político russo, as Dumas Regionais têm funções equivalentes às das Assembléias Legislativas no Brasil. "A amizade entre Rússia e Brasil é inquebrantável e os dois parlamentos, o de São Paulo e do de Moscou, são um prolongamento um do outro no esforço para que a paz reine em todo o mundo", afirmou o deputado Campos Machado na saudação feita aos parlamentares visitantes no plenário da Assembléia.

Para o vice-presidente da Duma da Região de Moscou, Valentin Kulikov, russos e brasileiros têm muito em comum, apesar da distância. "Por isso, os parlamentares dos dois países podem trabalhar juntos para que nossos povos vivam melhor", disse ele.

Segundo Kulikov, a presença de representantes da Duma moscovita em São Paulo não tem caráter meramente protocolar. Para o deputado russo, a troca de visitas entre parlamentares pode servir de base ao intercâmbio entre economistas e homens de negócios dos dois países. "Rússia e Brasil têm ligações econômicas amplas e contatos regionais como este fundamentam essas relações", declarou ele.

Os deputados russos manifestaram grande interesse pelo sistema eleitoral brasileiro e pela estrutura de funcionamento da Assembléia Legislativa. No final, quiseram conhecer de perto o gabinete de um deputado paulista.

alesp