Comissão de deputados acompanha implantação da USP - Zona Leste


17/11/2004 16:30

Compartilhar:


Da assessoria do deputado João Caramez

O reitor da Universidade de São Paulo, professor Adolpho José Melfi recebeu nesta quarta-feira, 17/11, na Reitoria, os deputados João Caramez (PSDB), Ana Martins (PCdoB), José Zico Prado (PT) e Simão Pedro (PT), membros da comissão da Assembléia Legislativa para acompanhamento da implantação do Campus da USP na Zona Leste da Capital.

Durante o encontro, o reitor e o responsável pela execução do Projeto USP Leste, Antonio Massola, anunciaram que no dia 15 de dezembro será entregue a primeira fase da obra que abrigará os 1.020 alunos classificados no vestibular da Fuvest nos 10 cursos oferecidos. Segundo o professor Adolpho Melfi, como previam os estudos realizados para implantação do Campus USP Zona Leste, cerca de 80% dos inscritos para o vestibular são alunos oriundos das escolas da Zona Leste, Guarulhos e região. Este fator agradou a universidade, uma vez que comprova a necessidade do novo campus para atender uma parcela da comunidade que, por falta de recursos e pela distância, está fora da universidade pública.

Investimentos

Os deputados tiveram a oportunidade de conhecer o estágio das obras que estão sendo realizadas e discutir com coordenadores do projeto os investimentos que estão sendo feitos para a instalação da USP na Zona Leste.

O projeto apresentado mostrou as quatro fases do projeto, que será entregue por etapas e tem previsão de conclusão total em 2007. A primeira fase, que será entregue no próximo mês, conta com posto de serviço, centro de apoio técnico, módulo didático, refeitório e guarita de vigilância. Segundo o reitor, em fevereiro, data para a matrícula dos aprovados no vestibular, o Campus estará apto a receber seus alunos e iniciar suas atividades didáticas.

O reitor destacou, ainda, no encontro com os deputados a contratação dos novos mestres que estarão atuando na zona Leste. Disse que 807 candidatos se inscreveram para concorrer as 65 vagas disponíveis a partir de fevereiro de 2005. O professor Adolpho Melfi comemorou a concorrência recorde no concurso que escolherá o melhor quadro para atuar no novo Campus da USP.

Foi apresentada aos deputados a planilha dos recursos aprovados pela Assembléia Legislativa para a obra, o montante liberado pelo Governo do Estado e o investimento total, cuja previsão orçamentária é de R$ 87 milhões, recursos que, segundo a equipe de coordenadores responsável pela aplicação, vêm sendo liberados pontualmente pelo governador: "Merece a nossa consideração a seriedade como vem sendo conduzida por parte da universidade a obra de implantação do campus Zona Leste, como também a postura do Governo do Estado, que vem repassando as verbas de acordo com a demanda da obra, sem nenhum atraso, o que possibilita a sua conclusão dentro do prazo estipulado. Esta sintonia entre universidade e governo é fundamental neste processo importante da criação de vagas para atender a demanda da USP", afirmou o deputado.

Para toda a implantação completa do Campus da USP Zona Leste, serão entregue 48 mil metros quadrados de área construída, próxima a Rodovia dos Trabalhadores e do Parque Ecológico do Tietê.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp