Convênio entre Secretaria e ONG emprega 2 mil jovens


25/11/2002 19:30

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Secretário de Emprego e Relações do Trabalho veio à Assembléia para assinar com associação que combate à fome convênio que deve empregar 2 mil jovens da periferia

Foi assinado nesta segunda-feira, 25/11, no Salão Nobre da Assembléia, pelo secretário de Emprego e Relações do Trabalho, Fernando Leça, e pelo presidente da Associação de Projetos de Combate à Fome (Ágora), Mauro Dutra, convênio com a finalidade de empregar cerca de 2 mil jovens, com 18 anos, que morem na periferia da Capital, de cidades da Grande São Paulo e de metrópoles do Interior.

O projeto Jovem Cidadão - Serviço Civil Voluntário (em contraponto ao Serviço Militar Obrigatório) será implantado a partir do próximo dia 9/12 e fornecerá aos jovens bolsa mensal de 60 reais e curso de qualificação profissional e de cidadania, em jornada de cinco dias semanais.

Os jovens vão receber o curso na localidade onde residem e prestarão serviços à própria comunidade. A inscrição será feita através das associações de bairro, que vão cadastrar os interessados. Outra finalidade do Serviço Civil Voluntário é ressocializar os participantes que estejam em processo de evasão escolar.

Ágora

O presidente da Ágora, Mauro Dutra, é dono da Novadata, empresa do ramo de computação, e mantém convênios com o Sebrae. Está desenvolvendo o projeto Jovem Cidadão, com o Estado, pela quarta vez consecutiva. Nos anos anteriores foram atendidos 2 mil (1999), 4 mil (2000) e 5 mil (no ano passado) jovens.

O menor número de atendidos em 2002 se deve à redução de verbas do Fundo de Amparo ao Trabalhador, um dos mantenedores do projeto, juntamente com o Governo do Estado de São Paulo e o Ministério da Justiça. O FAT é o principal patrocinador e sofreu drástico corte de recursos pelo governo federal.

alesp