Corporação Musical de Limeira é declarada de utilidade pública


31/05/2007 16:55

Compartilhar:


O Projeto de lei 716/2006, de autoria do deputado Aldo Demarchi (DEM) e que declara de utilidade pública a Corporação Musical Henrique Marques, de Limeira, foi aprovado no último dia 29/5.

O parlamentar apresentou em sua justificativa o histórico da corporação desde 1860 até os dias de hoje. A banda se formou em 6/11, sob a regência de Joaquim Luis Marques e chamava-se Lyra D"Oeste. Foi a primeira banda de Limeira e uma das primeiras do Estado.

Joaquim Luis Marques foi sucedido por seu filho Henrique que em pouco tempo levou o nome da banda por toda região. A banda passou a se chamar "Henrique Marques", nome que permanece até os dias de hoje. Em 1936 o artista veio a falecer.

Mesmo com a sua ausência, a banda prosseguiu e hoje se mantém às suas expensas com uma escola de música, a cargo do maestro Mauro Gonçalves Cerdeira que é maestro, professor, compositor, autodidata, arranjador e responsável por inúmeros sucessos.

A Corporação Musical "Henrique Marques" formou centenas de músicos que hoje fazem parte de importantes orquestras como a Sinfônica do Estado de São Paulo, a Sinfônica de Campinas e recentemente a Universidade de Fênix no Arizona (EUA), entre outras.

Recebeu vários títulos e gravou vários Foi também a primeira banda a gravar músicas evangélicas. Em 1996, sagrou-se vice-campeã no Concurso de Bandas realizado pelo Rotary Internacional, e em 1997 foi classificada em 1º lugar na eliminatória do Concurso de Bandas, realizado pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Estado.

ademarchi@al.sp.gov.br

alesp