Deputado pede instalação de Farmácia Popular


20/05/2005 13:24

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Fausto Figueira



O deputado Fausto Figueira (PT), 1º secretário da Assembléia Legislativa, está solicitando ao presidente Lula a instalação de farmácias populares no bairro Aparecida e na Zona Noroeste, em Santos. Por meio de indicação ao Governo Federal, o parlamentar pede que o programa seja implantado nos bairros de maior população do município, a exemplo do que deve acontecer nos hospitais filantrópicos, como a Santa Casa de Misericórdia e a Beneficência Portuguesa. O primeiro convênio de instalação da Farmácia Popular da cidade, feito entre o Ministério da Saúde e a Beneficência Portuguesa, está sendo analisado pelo Fundo Nacional de Saúde, no Rio de Janeiro. Segundo a diretoria do Hospital, ainda não há previsão para a abertura da unidade.

"O Governo Federal apresenta uma alternativa concreta ao ampliar, através desse programa, o acesso da população carente aos medicamentos considerados essenciais. Em Santos, por conta de suas diferenças sócio-econômicas, é preciso uma estratégia adequada para levar o benefício a locais de grande concentração populacional, como o bairro de Aparecida, na região leste, onde há grandes contingentes de trabalhadores nos conjuntos habitacionais, e na Zona Noroeste, uma das regiões mais populares e necessitadas de Santos", justificou Figueira.

Segundo pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizada em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que é responsável pela compra dos medicamentos no programa, 61% dos gastos de famílias de baixa renda com saúde são destinados à compra de remédios. Outro levantamento feito pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde aponta que 51,7% dos brasileiros interrompem os tratamentos devido à falta de dinheiro para comprar remédios.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp