Projeto propõe vagões especiais para mulheres em trens


30/05/2005 16:29

Compartilhar:


O líder do PDT na Assembléia Legislativa, José Dilson, resolveu propor que as empresas que operam o sistema ferroviário coloquem vagões exclusivos para mulheres durante o horário do rush.

O projeto de lei, que leva o número 300/05, propõe que o transporte dos sistemas ferroviários, que na região da Grande São Paulo é feito pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos(CPTM) e pela Companhia do Metropolitano (Metrô), deverão disponibilizar vagões exclusivamente para o transporte de mulheres.

Segundo o deputado, com esta iniciativa é possível proporcionar um transporte de melhor qualidade às mulheres, pois quando homens e mulheres viajam em um mesmo vagão, os homens podem se aproveitar da situação e cometer "atos libidinosos contra as mesmas".

"Em ônibus, trens e metrô muitas mulheres trabalhadoras, que se utilizam dessas conduções para se locomover e ganhar o sustento da família, não são tratadas com o respeito que merecem e tornam-se vítimas de homens mal-intencionados e que pretendem abusar delas, pois as mesmas ficam sem poder fugir dos assédios dos mesmos dentro das conduções. Com minha proposta dos vagões exclusivos, as mulheres poderão viajar de forma mais confortável e menos preocupadas com o assédio no horário de rush, ou seja, nos períodos das 6h até as 9h e das 17h às 20h", explica o parlamentar.



jdilson@al.sp.gov.br

alesp