Assembleia popular


15/05/2009 14:35

Compartilhar:


Vampirismo



Clóvis de Oliveira, da Associação dos Policiais Civis e Militares e Funcionários Públicos dos Estado Federativos do Brasil (Asbra), denunciou que há um e-mail circulando dizendo que o governador José Serra punirá quem apoiar a PEC 300, que trata da isonomia dos vencimentos dos policiais militares. Ele desmente o conteúdo e diz que "isso é um feito muito ruim para a PEC". Ele afirma também que "há vampiros que querem copiar a minha PEC. A coisa está me atingindo muito".



Apenas uma criança



A diretoria da escola municipal Marechal Deodoro da Fonseca, segundo a cidadã Rosalina de Miranda Moura Ikeda, tem tido dificuldades para atender seu filho, uma criança hiperativa de 9 anos. Ela pede ao secretário municipal de educação, Alexandre Alves Schneider que tome providências, afirmando "meu filho tem sido posto em situações muito difíceis. Ele é uma criança, não um marginal" (para ser posto de castigo).



Celular



Sandra Aparecida Lopes Silva, cidadã, também denunciou a diretoria da escola municipal Marechal Deodoro da Fonseca. Ela afirma que seu filho teve o celular furtado na escola e ninguém tomou providências. Disse, ainda, que o menino "tem sido agredido pelo inspetor de alunos". Sandra já reclamou em vários órgãos e todos afirmam que a diretora é maravilhosa e, segundo ela, já houve até quem a aconselhasse a tirar seu filho desta escola.



Pela apuração dos fatos



Maria Aparecida Nunes, da Associação dos Amigos do Vale do Ribeira, associou-se às manifestações das oradoras que a antecederam no sentido da apuração dos fatos ocorridos na EE Marechal Deodoro da Fonseca, no Butantã.



Uma das melhores?



Cremilda Estella Teixeira, do Núcleo de Apoio a Pais e Alunos, comentando os pronunciamentos anteriores, considerou um absurdo a escola Marechal Deodoro da Fonseca ser tida como uma das melhores do Estado.



3º mandato



Comentando o noticiado na imprensa sobre articulações visando ao terceiro mandato do presidente Lula, José Roberto Alves da Silva, do Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública (COEP), manifestou seu apoio a tal medida, devido aos avanços do atual governo.



Substituição de prótese



Clodoaldo Leandro Lustosa, integrante de ONG que cuida dos menos favorecidos na Vila Brasilândia, solicitou contribuições para Antonio Carlos Valentim, que tem urgência na substituição de prótese, deixando os telefones (11) 9434.3535 e 7325.4086, para possíveis doações.



Ajuda aos necessitados



Para Marcelo Francisco Vilas, da Deftecnologia, é necessário acabar com a dificuldade para se conseguir próteses para os menos favorecidos. Preocupa-se também com a falta de sensibilidade da sociedade para doação de órgãos.



Maior rigor na gestão pública



O representante da população de rua e de albergues José Gomes Pinheiro acha necessário que o gestor público administre com seriedade as verbas pelas quais é responsável e preste contas de seus gastos.



Terceiro mandato



Sílvio Luiz Del Giudici, líder dos moradores do Jardim Tremembé, pediu que a população brasileira apóie o terceiro mandato do presidente Lula. Em sua opinião, Lula pressiona todas as instituições do país a se modificarem. Reivindicou a Lula, num eventual terceiro mandato, que fortaleça as televisões públicas.



Melhores salários



Maria Lima Matos, delegada de polícia aposentada, solicitou ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz (PSDB), que apóie projeto de lei que melhora os vencimentos dos policiais, para que a população não sofra mais com greves da categoria. Salientou que não é filiada a nenhum partido e criticou o governo Serra por não investir em policiamento nas ruas do Estado, situação que leva o crime a se proliferar de forma descontrolada.



Estatuto desrespeitado



Mauro Alves da Silva, do Grêmio Social Recreativo Sudeste, lembrou que em 13/5 comemorou-se a abolição da escravatura. Salientou que, apesar da Lei Áurea, não foram garantidos diretos à população colocada em liberdade. Afirmou ainda que o Grêmio Social Recreativo Sudeste completou 14 anos de luta em prol da eficácia do Código de Defesa do Consumidor e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Em sua opinião, o primeiro tem sido mais respeitado, mas o segundo ainda não é observado, especialmente nas escolas públicas.



Sistema Único de Transporte



A representante da ONG Embu Guaçu em Ação, Merice Andrade Quadros, defendeu a criação do Sistema Único do Transporte com tarifa zero. Segundo ela, as diferenças de qualidade existentes nos serviços de transporte público devem ser eliminadas com a oferta de um sistema integrado que interligue ônibus, trens e metrô em escala intermunicipal.



Tarifa zero, sim



Josanias Castanho Braga, do Movimento Social Parelheiros, endossou a proposta da tarifa zero nos transportes, uma antiga bandeira dos movimentos sociais. O orador acredita que o transporte de massa é a única alternativa para a cidade de São Paulo. "Queremos resgatar a proposta da tarifa zero e continuaremos na luta para que Parelheiros tenha acesso ao sistema integrado de ônibus e trem."



Participação popular prejudicada



Anderson Cruz, do Instituto de Educação de São Paulo, criticou o veto do prefeito Kassab à instituição do conselho de representantes. "Engraçado, embora ele seja membro de um partido chamado Democratas, veta a participação popular", ironizou Cruz. O orador também disse que os subprefeitos não querem a formação desses conselhos porque não querem ser cobrados.



Sobre a religião



Um discurso forte, contrário à religião e, em especial, à Igreja Católica, marcou a fala de Ricardo Monteiro Souza. Dentre outras afirmações, Souza disse que "nenhuma religião presta, só Deus é bom". Já em outra manifestação, criticou o papa por pedir terra para os palestinos, mas não devolver jóias que, segundo ele, foram roubadas dos judeus na Segunda Grande Guerra.

alesp