Proposição reforça Programa Ensino Médio Técnico


11/07/2011 10:34

Compartilhar:


A partir de 2012, os alunos que ingressarem no ensino médio vão ter a possibilidade de optar por também fazer um curso técnico profissionalizante. O Programa Rede Ensino Médio Técnico, apoiado pelo deputado André do Prado (PR), que integra a Comissão de Educação e do Trabalho da Assembleia Legislativa, será anunciado pelo governador nesta segunda-feira, 11/7.

Segundo o parlamentar, trata- se de ações compartilhadas entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, a Secretaria de Estado da Educação e o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na implementação de políticas públicas com vistas à melhoria da qualidade do ensino médio e à expansão da oferta da educação profissional técnica de nível médio, possibilitando melhores condições de inserção dos jovens no mundo do trabalho.

"As aulas serão simultâneas entre o ensino geral e o profissionalizante. É importante dizer que permanece a formação básica desse jovem, apenas será formatado o projeto de acordo com o interesse das escolas e dos alunos nesse programa", destacou Prado.

Indo ao encontro do Rede Ensino Médio Técnico, o deputado apresentou indicação solicitando ao governador Geraldo Alckmin medidas necessárias para oferecer cursos profissionalizantes no contraturno escolar aos alunos que cursam o ensino médio.

"Para que os jovens estudantes conquistem o primeiro emprego, é essencial proporcionarmos subsídios necessários. A oferta de capacitação profissional deve ser intensificada, através de cursos profissionalizantes, que poderão ser oferecidos aos alunos do ensino médio no contraturno escolar, em complementação à atuação do Estado, através de parcerias realizadas com instituições compartes", defendeu Prado ao afirmar que o principal objetivo da proposta é capacitar os estudantes, já no ensino médio, integrando-os mais rapidamente no mercado de trabalho. (mlf)



andredoprado@al.sp.gov.br

alesp