Aprovado pedido de Claury para abrir CPI dos Juros

Deputados vão investigar denúncias de crimes contra o consumidor
11/12/2000 18:44

Compartilhar:


Durante sessão extraordinária realizada na noite da quinta-feira, 7/12, o deputado estadual Claury Alves da Silva (PTB) conseguiu a aprovação de seu requerimento que pede a formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias de crime de usura contra a economia popular e contra o consumidor, enriquecimento ilícito, cobrança de juros abusivos e sonegação fiscal, supostamente praticados por administradoras de cartão de crédito, financeiras, empresas que operam com factoring e estabelecimentos comerciais de varejo que oferecem financiamento próprio.

Claury justificou seu requerimento lembrando a freqüência de notícias veiculadas pela imprensa de todo o país que denunciam cobrança abusiva de juros, encargos e taxas. "A falta de uma regulamentação mais rígida estabelecendo normas claras para empréstimos à pessoa física, troca de cheques a prazo, compras por meio de cartões de crédito e crediários, transformou muitas dessas operações em prática de agiotagem e até extorsão", argumenta.

Para Claury, os juros cobrados estão muito acima da inflação. "Enquanto se noticiam índices de inflação anuais por volta de 6%, empréstimos chegam a cobrar até 15% de juros ao mês, cerca de 200% ao ano", informa. Segundo ele, as pessoas lesadas acabam recorrendo à justiça, a qual já está assoberbada pela infinidade de processos e, portanto, morosa em seus prazos. "Essa situação beneficia empresas estruturadas em detrimento daqueles que se vêem impossibilitados de reiniciar uma atividade produtiva, pois com seus nomes negativados junto aos órgãos competentes, são penalizados durante anos até que se resolvam as pendências", lamenta o deputado.

O deputado Claury acredita que a CPI que será formada terá condições de juntar boa parte das denúncias a respeito desse assunto e trazer à tona respostas para muitas dúvidas.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Claury Alves da Silva - 3886-6383/6859)

alesp