Deputado propõe criação de Província Irmã de São Paulo


29/05/2003 15:08

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado estadual Vanderlei Macris apresentou nesta terça-feira, 27/5, na Assembléia Legislativa, o Projeto de Lei 423/03, que declara "Província Irmã do Estado de São Paulo", a Província de Santiago, na República do Chile. Na sua justificativa ao projeto, Macris alega que já são reconhecidos os laços fraternais e as afinidades de cultura e expressão sócio-econômica entre o povo paulista e o de Santiago.

Com a criação da província irmã, as duas regiões poderão estabelecer acordos de cooperação. "O estabelecimento de vínculos fraternais e de laços de proximidade entre duas regiões de países distintos é um valioso instrumento de aproximação entre os povos e seus governantes, bem como uma importante alavanca para o desenvolvimento de relações de intercâmbios cujos resultados podem vir a ser mais efetivos."

Segundo Macris, são comuns os acordos de cooperação mútua entre municípios, as chamadas cidades irmãs, mas entre estados isso quase não acontece. "Não é usual, mas é relevante se tomarmos em consideração as possibilidades de convênios econômicos, científicos, culturais e tecnológicos que surgirão em decorrência disso", justifica o deputado.

Macris ressalta, ainda, que no mundo globalizado o estreitamento das relações entre os povos é de fundamental importância para o desenvolvimento, "especialmente se considerarmos a integração sul-americana, que é de fundamental importância para o continente frente à formação dos blocos econômicos internacionais".

alesp