Projeto Guri será implantado em Bauru e Guarantã


30/05/2003 14:57

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O Projeto Guri, que dá oportunidade às crianças carentes de aprender música erudita e popular com a montagem de uma orquestra, será lançado no segundo semestre deste ano nos municípios de Bauru e Guarantã, região de Lins. O anúncio foi feito pela secretária da Cultura do Estado, Cláudia Costin, na última sexta-feira, 23/5, no "Fórum São Paulo: Governo Presente", realizado em Bauru. Durante seu discurso, a secretária fez questão de ressaltar o empenho do deputado Pedro Tobias (PSDB) na viabilização desse projeto cultural para os dois municípios da região.

A secretária da Cultura revelou que o projeto terá início em Bauru no dia 1º de agosto, aniversário da cidade. Atendendo solicitação de Tobias, o projeto será desenvolvido na Legião Mirim de Bauru, disse Cláudia Costin. "Cerca de 300 crianças vão formar uma orquestra e aprender música do mundo inteiro. Eles vão à escola de manhã e tocam à tarde, duas vezes por semana", afirmou.

Com a instalação do Projeto Guri nas duas cidades, Pedro Tobias avalia que os jovens passarão a ter novas perspectivas sociais por intermédio do aprendizado coletivo de instrumentos musicais e formação de orquestras e corais. "A cultura é fundamental não só para o desenvolvimento, mas também para a auto-estima dos moradores de Bauru e região", declarou o deputado.

Atualmente, cerca de 17 mil crianças e adolescentes, entre 8 e 18 anos, freqüentam o Projeto Guri em 78 pólos distribuídos em todo o Estado de São Paulo. A iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura teve início em 1995, com a participação de 180 crianças. Em 1996, foi implantado o primeiro pólo na Febem do Tatuapé, na zona leste de São Paulo, onde 300 menores tiveram a oportunidade de aprender música. A partir daí, o Projeto Guri passou a ganhar mais notoriedade.

Em fevereiro de 2001, o projeto foi escolhido pelo Ministério da Educação para representar as crianças brasileiras na sessão especial da Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

Sociedade dos Amigos do Projeto Guri

Criada em março de 1997 como entidade sem fins lucrativos, com sede em São Paulo, a Sociedade dos Amigos do Projeto Guri tem o objetivo de estabelecer uma parceria entre o Estado e a iniciativa privada, colaborando técnica e financeiramente para o desenvolvimento do Projeto Guri. Entre as principais atribuições da entidade está a de captar recursos junto às empresas. Quem colabora com o Projeto Guri é beneficiado com a Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, que permite descontar do Imposto de Renda a pagar o valor do incentivo (renúncia fiscal).

alesp