Moradores de Guarujá reclamam de sujeira na água

Parlamentar quer informações da Sabesp sobre qualidade da água e obras que ampliem capacidade de abastecimento da cidade
17/01/2002 11:09

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) quer explicações da Sabesp sobre as condições da água fornecida pela empresa à população de Guarujá. Em ofício enviado ao superintendente regional da estatal, Anízio de Oliveira Filho, Maria Lúcia aponta a repetição sistemática de problemas de sujeira na água, além de solicitar informações sobre o início de obras para ampliar a capacidade de abastecimento da cidade.

Moradores de diversos bairros afirmaram à deputada que o problema se repete sem que, aparentemente, nada seja feito pela Sabesp para evitá-lo. "Segundo eles, basta um pouco de chuva para que a água fique repleta de barro, fuligem e folhas. Os moradores não se conformam: se faz calor, falta água; se chove, ela fica imunda", relata a parlamentar.

O intervalo entre as queixas prestadas e a ida de um técnico da Sabesp ao local para fazer a coleta de amostra da água inviabiliza um quadro real da situação, diz a deputada. "O técnico não aceita a amostra coletada pela população e muitas vezes, quando ele vai ao local, a chuva já parou", explica Maria Lúcia.

A deputada lembra que, no ano passado, já havia tratado do mesmo problema com a Sabesp. Na ocasião, a estatal informou que a água era de boa qualidade, isenta de anomalias - sobretudo bacteriológicas - que comprometessem a saúde da população. "Mas ninguém vai beber ou utilizar água suja, mesmo que a Sabesp garanta não haver riscos de contaminação por bactérias. Assim, as pessoas são obrigadas a comprar água mineral para consumir", conta Maria Lúcia. "A Sabesp precisa tomar providências para acabar definitivamente com esse problema", ela afirma.

A parlamentar também quer informações sobre o início das obras destinadas a aumentar a capacidade de reserva e abastecimento de água na cidade. "Se já não foram iniciadas, elas precisam começar logo, para que até o final deste ano Guarujá pare de sofrer definitivamente com a falta de água", diz Maria Lúcia.

A deputada afirma que, no início do ano passado, o então secretário estadual de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, Mendes Thame, informou que até o final de 2002 a cidade ganhará três novos reservatórios, que ampliarão em 50% a capacidade de abastecimento de água do município. Com isso, deverão ser eliminados problemas crônicos de falta de água em bairros como Santa Cruz dos Navegantes, Guaiúba, Tombo, Morrinhos, Vila Lígia e Santa Rosa.

alesp