I Painel sobre Novas Tecnologias no Tratamento e Reaproveitamento de Resíduos Sólidos - Lixo Zero, Arquitetura Sustentável e Energia Renovável


30/10/2007 18:27

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, através da Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia, promove no dia 31/10, quarta-feira, às 14h, o I Painel sobre Novas Tecnologias no Tratamento e Reaproveitamento de Resíduos Sólidos - Lixo Zero, Arquitetura Sustentável e Energia Renovável. A presidente da Comissão, deputada Célia Leão (PSDB), teve a iniciativa de gerar este painel para conscientizar os parlamentares do Estado de São Paulo a elaborar projetos que visam incentivar o reaproveitamento do lixo das cidades e transformá-los em materiais para construção de casas populares.

Especialistas em meio ambiente, construção civil e projetos sociais apresentarão vários temas e planos de desenvolvimento sustentável a partir de técnicas de coleta, transformação e aproveitamento em construções residenciais. Segundo Célia Leão, é possível implantar um projeto sócio-ambiental no Estado de São Paulo e depois expandi-lo para todo o país. "Temos profissionais qualificados, empresas interessadas em contribuir e muito lixo para ser transformado. Precisamos do apoio do Estado para concretizarmos as ações ", disse.

Célia quer criar um projeto que conceda incentivos fiscais às empresas que aderirem ao processo de concessão de lixo reciclável e sua reutilização para aplicação em programas públicos, que também reúna ações conjuntas de diversas Secretarias Estaduais. Com nome já definido de "Lixo Zero, Arquitetura Sustentável e Energia Renovável", Célia Leão espera envolver todas as prefeituras municipais do Estado. A intenção é desenvolver o processo de coleta seletiva, transformação de materiais e cultivo de plantas oleaginosas por zoneamento. "As próprias comunidades, através de associações, ONGs ou Cooperativas cuidariam de todo o lixo produzido e forneceriam as matérias-primas para a construção das casas. Isso gera emprego e reduz gastos para o município e para o Estado de São Paulo. Com este lixo reaproveitado, por exemplo, o Estado de São Paulo, através de sua Secretaria de Habitação, poderia construir mais casas populares, garantindo mais moradia a população e menor custo", disse a deputada.

Há mais de 20 anos, o arquiteto Sérgio Prado vem estudando e consolidando seu projeto. "A união do lixo seco e picado com a substância extraída das plantas oleaginosas resulta em uma massa capaz de edificar paredes de casas, pisos, vigas, calçadas e muitos outros materiais de qualidade, capazes perfeitamente de substituir o cimento e outros tantos materiais de construção, reduzindo o aquecimento global", disse o arquiteto.

O projeto contará com a participação conjunta de várias secretarias, dentre elas, a de Meio Ambiente, de Agricultura e Abastecimento, de Desenvolvimento, da Habitação, de Saneamento e Energia, de Assistência e Desenvolvimento Social e da Fazenda. "Com a contribuição destas secretarias estaduais, acredito que o desperdício de lixo e energia sejam reduzidos, bem como que seja criada uma nova mentalidade no cidadão, nas empresas privadas e no setor público de que o lixo não é para ser jogado em depósitos (lixões) ou no meio ambiente. Também não é para após jogado, ser coletado nos lixões, mas sim ser reutilizado logo após usado, ou seja, no início do processo, pelo próprio cidadão, pelas entidades da sociedade civil e pelo poder público e não para ser buscado nos lixões", afirmou Célia.



Além de todo o benefício ao meio ambiente, o projeto trará nova perspectiva de geração de emprego e criação de novas vagas de trabalho no campo e na cidade. "Se implementado este projeto, fará que os cidadãos se unam formando associações de moradores, organizações não governamentais (ONG"s), reunindo esforços comuns, criando perspectiva de criação de novos empregos, gerando emprego e renda", frisou.

Local: Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo - Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - São Paulo - SP Fone: (11) 3886-6122

PROGRAMAÇÃO



14h15 - Abertura



14h30 - "Tratamento e Reaproveitamento de Resíduos visando geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida"

Sérgio Prado - Arquiteto, Ambientalista e Artista Plástico

Márcia Macul - Arquiteta, Doutora pela Universidade de São Paulo - USP



15h - "A importância das novas tecnologias"

Dilma Seli Pena - Secretária de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo

15h30 - "Iniciativas da Secretaria do Meio Ambiente para a adequada gestão dos resíduos sólidos no Estado de São Paulo"

Ana Cristina Pasini da Costa - Diretora do DAIA (Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental) CETESB

16h -"Bio-Economia e MDL -Mecanismos de Desenvolvimento Limpo " Inclusão Social no Desenvolvimento Sustentável"

Rubens Ricupero - Jurista, Diplomata, Min. da Fazenda (1994), Presidente do Instituto Ferdinand Braudel

16h30 - "Novas Tecnologias Limpas no Sistema Habitacional do Estado de São Paulo"

Fábio Leme - Arquiteto, Coordenador do Programa Qualihab da CDHU

17h - "Novos rumos para desenvolvimento de tecnologias limpas e sustentáveis"

César Silva - Vice-Diretor Superintendente do Centro Paula Souza

17h30 - Sugestões: aberto ao público " questionamentos e idéias

18h - Encerramento

alesp