PV promove ato público pela libertação do Tibet


07/08/2008 17:58

Compartilhar:


Nesta sexta-feira, 8/8, às 11h, o Partido Verde promove manifestação pró-Tibet em frente ao consulado da República Popular da China, na capital paulista. O ato público acontece no dia da abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, em todas as capitais brasileiras onde há representação diplomática chinesa.

O PV presta apoio político, incondicional e irrestrito, à causa do povo tibetano; reivindica liberdade política, religiosa e cultural ante a dominação da China, que há quase sessenta anos investe em um processo progressivo de limpeza étnica e cultural naquela região secularmente autônoma.

Nesse período, estima-se que entre 1 e 2 milhões de tibetanos tenham sido mortos pelo regime chinês; milhares de monges e ativistas foram perseguidos e torturados, assim como milhares de templos e monastérios foram destruídos; o idioma tibetano foi banido das escolas públicas; e, como resultado da política chinesa de transferência de populações, hoje os tibetanos representam minoria em seu próprio domínio. Uma ação recentemente classificada pelo Dalai Lama, o líder espiritual do Tibet, de "genocídio cultural".

Exilado na Índia desde a fracassada rebelião contra o domínio chinês, em 1959, o Dalai Lama segue reivindicando autonomia e liberdade de culto para seu povo, ao mesmo tempo em que pede ao mundo que não boicote as Olimpíadas, em respeito ao evento que hoje é motivo de orgulho do povo chinês.



lidpv@al.sp.gov.br

alesp