Cobrança contra demissões no Santander


10/04/2008 16:52

Compartilhar:


O deputado Cido Sério (PT) denunciou na tribuna da Assembléia Legislativa o processo de demissão em massa que está em curso no banco Santander e cobrou dos parlamentares uma atitude em defesa do emprego dos bancários. Durante seu discurso, nesta quarta-feira, 9/4, Cido Sério destacou que grande parte dos problemas que os trabalhadores enfrentam no Santander é de responsabilidade da própria Assembléia, que foi "um ator preponderante" na privatização do antigo Banespa.

"Estou fazendo esta denúncia para mostrar o calvário que os funcionários do Santander estão vivendo e que vai piorar quando começar de fato a fusão com o ABN. A Assembléia é uma das responsáveis pela privatização do Banespa. Devemos fazer uma representação para defender o trabalhador. Como se vê, a sanha privatista dos tucanos, que muito prejudicou o país, vem de longa data", destacou Cido Sério.

O deputado revelou que nos primeiros três meses deste ano o Santander demitiu mais de 200 bancários, 56% a mais que no mesmo período do ano passado. Cido disse que o Santander, que chegou a ter mais de 30 mil funcionários, reduziu seus bancários para 22.965 em dezembro de 2007, fechando 390 postos de trabalho somente no ano passado. "O pior é que essas dispensas atingem principalmente os bancários lesionados, por causa das péssimas condições de trabalho no Santander, e aqueles que estão próximos de se aposentar. São pessoas com mais de 20 anos de banco, oriundos do Banespa, que hoje têm entre 45 e 50 anos de idade, o que praticamente inviabiliza sua volta ao mercado de trabalho."

Cido Sério disse que o movimento sindical bancário está realizando esta semana uma jornada de luta contra as demissões no Santander, com protestos em todo país.



cidoserio@al.sp.gov.br

alesp