São Paulo comemora o "Dia Nacional do Samba"


10/12/2009 11:46

Compartilhar:


O "Dia Nacional do Samba" será comemorado neste sábado, 12/12, na Quadra da Unidos de Vila Maria. A homenagem faz parte da Festa de lançamento da revista e do CD/DVD 2010 da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo.

Por iniciativa do deputado Vicente Cândido (PT), o evento vai homenagear o "Dia" através dos Baluartes do samba de São Paulo, que foram indicados pelas Escolas que compõem a Liga. Numa sociedade que muitas das vezes banaliza suas tradições, comemorar o "Dia Nacional do Samba" é homenagear os compositores e artistas que fizeram e fazem dessa arte a alegria do povo, afirma Cândido.

O 1º Congresso Nacional do Samba, realizado na cidade do Rio de Janeiro em 1962, escolheu o dia 2 de dezembro como o "Dia Nacional do Samba", em homenagem a João da Baiana, que gravou o primeiro samba em 1917 com o nome "Pelo Telefone", samba que foi composto por Ernesto dos Santos, mas conhecido como "Donga".

Neste congresso foi aprovada a Carta do Samba, elaborada pelo jornalista e escritor Edison Carneiro. Dentro de suas propostas, destacamos o seguinte: o samba tem seu embrião no continente africano e veio na alma dos negros, para cá trazidos como escravos. Foi dos lamentos das senzalas que o samba foi tomando forma e foi se enraizando por todo o Brasil.

vcandido@al.sp.gov.br

alesp