Ministério da Saúde amplia vacinação contra gripe H1N1


21/06/2010 19:01

Compartilhar:


A moção 18/2010, de autoria de Gilmaci Santos, líder do PRB na Casa, aprovada em 16/6 pela Comissão de Saúde e Higiene, apela ao presidente da República que determine ao Ministério da Saúde a inclusão da população com idade escolar de 3 a 19 anos no calendário de vacinação contra a gripe H1N1, por estarem em grupo de alto risco.

O Ministério da Saúde já ampliou a campanha de vacinação para crianças menores de cinco anos " anteriormente a determinação incluía apenas as crianças de até dois anos.

Para o deputado essa é uma pequena vitória, já que a maior parte do grupo escolar ainda não será imunizada. "É urgente a inclusão deste grupo no calendário de vacinação contra a gripe, já que esse foi um dos grupos mais atingidos", disse. O parlamentar também lembra que com a proximidade do inverno, a transmissão dos vírus da gripe tende a aumentar.

A influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada por vírus, que é transmitido de pessoa para pessoa. Em 2009, um surto de H1N1 alcançou em pouco tempo diversos países. Para controlar a disseminação do vírus no Brasil, o Ministério da Saúde adquiriu a vacina e determinou que os grupos sociais mais vulneráveis à gripe fossem vacinados, excluindo os de idade escolar. Em 2009, inúmeras escolas do Estado tiveram seu ano letivo interrompido por aproximadamente uma quinzena para evitar a disseminação do vírus.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp