Deputados eleitos em outubro/2010


16/12/2010 17:00

Compartilhar:


Célia Leão



A deputada estadual Célia Leão (PSDB) é advogada, paulistana e entrou para a vida pública em 1988, eleita vereadora pelo PSDB na cidade de Campinas. Iniciou sua trajetória marcada pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência e pela luta contra injustiças sociais. Em 1990 foi a primeira e única mulher eleita deputada estadual pelo PSDB, com 31.852 votos. Desde então, a parlamentar vem se reelegendo consecutivamente e, em 2011, assume o sexto mandato.

Paraplégica desde 1974, em consequência de um acidente de automóvel, Célia Leão tem atuação marcante nas questões que envolvem as pessoas com deficiência no Estado. Durante os seus mandatos conseguiu aprovar algumas leis importantes para esse setor como a Lei da Acessibilidade, que obriga os órgãos públicos a se adequarem para o atendimento do deficiente e a Lei do Passe Livre Interestadual, que garante o acesso gratuito ao transporte público para deficientes carentes.

Célia Leão tem como base eleitoral Campinas e municípios da região metropolitana. Por quatro vezes foi escolhida para presidir a Comissão de Promoção Social, e também presidiu a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), a Comissão de Assuntos Internacionais e atualmente preside, pela terceira vez consecutiva, a Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia.

De sua autoria foram aprovados os projetos da Lei da Recompensa, que permite o pagamento em dinheiro por informações sobre foragidos condenados pela Justiça; Lei da Acessibilidade, para pessoas com deficiência; Lei que proíbe a veiculação de propaganda de bebidas alcoólicas às margens das rodovias; Programa Lixo Zero, em respeito ao meio-ambiente e a Emenda Constitucional nº 29/2009, que permite ao governo paulista fazer propaganda em outros estados para promover o turismo estadual

Para os próximos quatro anos, Célia Leão pretende intensificar sua atuação, especialmente no interior paulista, em busca de melhor qualidade de vida e mais respeito ao cidadão no trabalho, saúde, transporte, emprego e educação.

alesp