Artesãos do Litoral Norte expõem trabalhos em espaço cultural da Assembléia Legislativa


12/12/2000 17:21

Compartilhar:


O trabalho de mais de 50 artesãos do Litoral Norte estará exposto até a próxima sexta-feira, 15/12, no Espaço Cultural V Centenário da Assembléia Legislativa. O evento foi viabilizado pelo deputado estadual e prefeito eleito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), que fez a abertura oficial na noite da segunda-feira, 11/12. A mostra marca o encerramento das atividades do grupo temático "Turismo e Serviços", coordenado por Julião, dentro do Fórum São Paulo Século XXI. O Fórum tem o objetivo de "pensar" o futuro do Estado, propondo ações para geração de renda e empregos, buscando mais qualidade de vida para o próximo milênio.

A solenidade contou com a participação do secretário estadual de Turismo, Marcos Arbaitman, representantes da Secretaria de Estado da Cultura, da Embratur e das secretarias municipais de Cultura e Turismo de Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela, além de São Sebastião. Paulo Julião destacou a importância do artesanato na economia nacional, já que representa mais de 4% do total do Produto Interno Bruto (PIB). "O trabalho dos artesãos retrata os aspectos culturais e regionais e deve ser valorizado como um dos produtos turísticos para incrementar o setor, gerando renda e empregos", observou.

Na exposição destacam-se artigos em madeira, cestaria, quadros, esculturas, produção literária e musical, além de objetos típicos indígenas. A divulgação turística das quatro cidades ainda está sendo feita através de folheteria e cartazes, disponíveis ao público, que poderá visitar o local das 10 às 20 horas. Os visitantes também podem assistir a vídeos sobre a cultura local, inclusive os costumes das aldeias, já que a região abriga reservas guaranis. Um grupo de curumins participou da abertura cantando as músicas típicas, gravadas no idioma próprio no CD "Memória Viva Guarani", que está disponível na Exposição. "Mais de 3 mil pessoas transitam diariamente pela Assembléia. Essa exposição é mais um atrativo para que conheçam a região, afinal São Paulo é o principal emissor de turistas no país, que muitas vezes deixa de viajar internamente por desconhecimento do próprio potencial do Estado", considera Paulo Julião.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Paulo Julião - 3886-6745/6775)

alesp