Willians Rafael palestra em Pedreira e lança frentes municipais pelo cooperativismo

(com foto) Deputado falou sobre Caminhos do Futuro em seminário promovido pela Uvesp
21/09/2001 17:03

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado estadual Willians Rafael (PTB), presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos na Assembléia Legislativa e integrante da Frente Parlamentar Cooperativista, foi um dos palestrantes do Seminário Alternativas de Desenvolvimento, promovido pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), na última sexta-feira, 14/9, na cidade de Pedreira, a maior produtora de porcelana do Brasil.

Junto a advogados especialistas e técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Willians Rafael foi responsável pelo painel Caminhos do Futuro, no qual relatou sua experiência cooperativista de idealização, fundação e condução do Movimento Habitacional Casa para Todos.

O deputado reiterou sua fé no cooperativismo como a única ferramenta social capaz de promover o real desenvolvimento e fazer frente à falência do setor público e à indiferença e insensibilidade da iniciativa privada. "O primeiro faliu e o segundo persegue apenas o lucro farto, fácil e imediato", explica Willians Rafael. "Só a força da igualdade, da fraternidade e, sobretudo, da ajuda mútua conseguirão fazer frente a este quadro injusto e desanimador. Estamos mostrando a força desta receita no Casa para Todos, mas o Estado de São Paulo está cheio de bons exemplos de iniciativas cooperativistas", reforçou o deputado.

Willians Rafael foi convidado pelo presidente da Uvesp, Sebastião Misiara, para participar do seminário. "Com o respeito que desfruta junto a todos os vereadores paulistas, Misiara tem dado contribuições importantes na discussão dos principais problemas nacionais e na montagem de uma agenda positiva dos parlamentos municipais."

Com o apoio do presidente da Uvesp, que congrega os 8.059 vereadores paulistas, Willians Rafael aproveitou o evento e o significativo comparecimento de vereadores para lançar as Frentes Municipais pelo Cooperativismo. "A idéia é fazer de cada vereador um agente do cooperativismo em seu município e, desta forma, ramificar esta ferramenta por todo o Brasil. Os vereadores têm entendido, assim como eu, que o princípio cooperativista é ensinar a pesca ao povo no lugar de dar o peixe."

Os futuros integrantes das Frentes Municipais pelo Cooperativismo terão acesso a todo o processo de montagem de uma cooperativa, sua legislação específica e o trabalho que Willians Rafael vem desenvolvendo na Assembléia pelo cooperativismo, onde se destacam nada menos que 11 projetos de lei voltados à formação de fundos de aval para cooperativas.

Vereadores de diferentes cidades paulistas se interessaram pela experiência cooperativista do deputado e formularam convites para outras palestras em seus municípios. Para Willians Rafael, é na porta do vereador que em geral o povo bate na busca de solução para seus problemas mais emergenciais. "Esses vereadores estão preocupados em oferecer respostas às demandas sociais e estão convictos de que o cooperativismo é um bom caminho nessa direção. Sonho ajudar a transformar São Paulo em um Estado cooperativista e, se tiver uma oportunidade, brigar pela mesma idéia no Congresso Nacional", finalizou Willians Rafael.

alesp