João Caramez quer implantar ensino superior à distância


02/12/2002 16:21

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O ensino à distância tem sido alvo de muitas discussões e a sua implantação caminha a passos largos. O deputado estadual João Caramez (PSDB) apresentou emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias, que prevê a implantação de cursos de graduação à distância.

Na última quarta-feira, 26/11, a TV Assembléia abriu um espaço para o deputado João Caramez debater o assunto com o professor Hélio Langoni, assessor da reitoria da Unesp; com o professor Arthur Roquete de Macedo, presidente da Câmara de Educação do Conselho Nacional de Educação; e com o professor Waldomiro Loyolla, presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância, no programa Em Discussão.

Caramez defendeu a necessidade de se criar vagas nos cursos de graduação à distância para oferecer oportunidade aos estudantes carentes. "O país vive um momento importante para o investimento educacional, e as universidades paulistas podem se adequar capacitando professores para atuar no segmento do ensino a distância", disse o autor da emenda à LDO.

O presidente da Abed, professor Waldomiro, afirmou que o tema em discussão chega em boa hora, pois as experiências adquiridas através dos telecursos nos direcionam para bons resultados. Segundo ele, a associação tem desenvolvido trabalho em torno do ensino à distância e defende o seu crescimento num período breve, "visto que o sistema on line tem facilitado a comunicação entre as pessoas".

Arthur Roquete garante que o Conselho Nacional de Educação é favorável à proposta do deputado João Caramez, visto que a Educação é um dos setores que mais cresce no Brasil. Roquete afirmou ainda que o Conselho promoverá todos os incentivos necessários para reforçar o pedido do deputado junto ao Governo do Estado. Na visão do professor Hélio Langoni, da Unesp, o ensino à distância está calcado na capacitação e a sua implantação é vista com muita credibilidade pela universidade.

O deputado João Caramez declarou que vai se empenhar para que o ensino superior à distância seja implantado em breve no Estado de São Paulo. "Para isso, tenho procurado apoio em diversos setores ligados à Educação".

*O programa Em Discussão vai ao ar nesta quarta-feira, 4/12, às 21 horas.

alesp