TV Assembléia, Diário da Assembléia e Agência de Notícias via Internet

ESPECIAL - 2001 EM REVISTA
31/01/2002 18:25

Compartilhar:


TV Assembléia muda programação e inaugura novo estúdio

A TV Assembléia, que vai ao ar pelos canais 13 da Net e 12 da TVA, inaugurou no dia 13 de novembro sua nova programação, produzida em parceria com a TV Cultura. Sob a direção do jornalista James Rubio, a emissora também mudou logomarca e vinhetas.

No mesmo dia, também foi inaugurado um novo estúdio de gravação, denominado Cláudio Abramo, em homenagem à memória do jornalista. Radha Abramo, profissionais da mídia e autoridades estiveram presentes. O presidente da Assembléia Legislativa, Walter Feldman, destacou a importância do veículo: "É um instrumento essencial para a transparência das ações do Poder Legislativo."

O responsável pelo Departamento de Comunicação da Assembléia Legislativa é o jornalista Florestan Fernandes Junior.

Leia abaixo alguns programas da grade da TV Assembléia:

Arena Livre: Parlamentares, sob a mediação do jornalista Florestan Fernandes Junior, entrevistam personalidades sobre temas da atualidade.

Em discussão: Temas de projetos que tramitam na Casa são debatidos entre representantes da sociedade civil e o deputado autor da matéria, sob o comando da jornalista Anna Kallyne.

Questão de Ordem: Dois parlamentares, de posições opostas, debatem temas de interesse social, sob a mediação do jornalista Jorge Machado.

Quarto Poder: Os jornalistas Jorge Machado e Florestan Fernandes Junior alternam a condução de debate entre dois profissionais da imprensa e dois parlamentares sobre questões referentes à mídia e sua relação com o Poder Legislativo.

Assembléia Documento: Especial sobre assuntos diversos de interesse da população. Apresentação da jornalista Anna Kallyne.

Assembléia Agora: Reportagens que vão para o ar ao vivo sobre o dia-a-dia da Assembléia Legislativa: os seminários, as palestras, as exposições de arte, as audiências públicas, as visitas etc.

CPI: O trabalho das quatro CPIs em funcionamento na Assembléia (dos Transportes Intermunicipais, das Financeiras, do Sistema Prisional e dos Combustíveis) é mostrado nesse quadro pelos repórteres da equipe.

Comissões: Reportagens sobre as atividades das 22 comissões permanentes da Casa, sob o comando da equipe de reportagem da TV Assembléia.

Plenário: Transmissão ao vivo das sessões ordinárias e extraordinárias realizadas no plenário Juscelino Kubitschek, com apresentação dos repórteres da equipe.

Jornal da Assembléia: A jornalista Luciana Julião apresenta telejornal diário com notícias do dia, em parceria com a TV Cultura, e reportagens completas sobre os acontecimentos na Assembléia Legislativa.

A TV Assembléia é transmitida diariamente para a Capital e o Interior do Estado. De 2ª às 6ª feiras - Capital, das 13h às 22h e Interior, das 9h às 22h. Sábados e domingos - Capital e Interior, das 12h às 24h.



Diário da Assembléia leva informações sobre atividade legislativa a todo as cidades do Estado

Publicação preocupa-se com o caráter jornalístico dos fatos e esforça-se em manter isenção na apresentação das notícias

Em 1.º de agosto de 2001 as informações sobre o desempenho do Poder Legislativo paulista começaram a ser lidas em todos os 645 municípios de São Paulo. A partir dessa data, o Diário da Assembléia, noticiário completo sobre a atividade parlamentar no Estado, passou a circular como parte do Diário Oficial, chegando assim a 15 mil assinantes. Substituiu o Jornal da Assembléia, boletim informativo de circulação interna criado pela Divisão de Imprensa do Departamento de Comunicação.

Mais do que divulgar os atos oficiais, a publicação preocupa-se com o caráter jornalístico dos fatos e esforça-se por manter a isenção na apresentação das notícias dentro de uma instituição com a diversidade ideológica e partidária da Assembléia Legislativa.

Com a publicação do Diário da Assembléia pela Imprensa Oficial do Estado, o Parlamento estadual passa a dispor de um novo veículo para dar cumprimento à determinação constitucional de informar a sociedade sobre a atividade legislativa. Para cumprir essa função, o Departamento de Comunicação da Casa já dispunha da TV Assembléia e de uma agência de notícias pela Internet no endereço eletrônico www.al.sp.gov.br

Transmitida por sistema a cabo para a cidade de São Paulo pela NET (canal 13) e pela TVA (canal 12) e para o Interior, via satélite, pelas operadoras locais, a TV Assembléia tem programação de oito horas diárias. Sua imagem e som também podem ser captados pela Internet, no endereço www.al.sp.gov.br.

Com a implantação da agência de notícias, as informações sobre as atividades parlamentares passaram a chegar mais cedo às redações, facilitando seu aproveitamento pelos jornalistas na produção de reportagens ou orientando a elaboração de pautas diárias. Embora dirigida preferencialmente ao profissional da imprensa, a agência beneficia o usuário da Internet, pondo à disposição fotos, artigos de deputados, notícias de gabinete e a cobertura jornalística de todos os acontecimentos.

alesp