Proposta criação de curso técnico na área de exploração de gás


03/11/2003 17:17

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Fausto Figueira

O deputado Faustro Figueira (PT) apresentou indicação para que o Governo do Estado implante cursos técnicos e de ensino tecnológico nas áreas de exploração, produção e industrialização de gás natural, petróleo e seus derivados na Região Metropolitana da Baixada Santista. O pedido foi motivado pela recente descoberta de grandes reservas de gás natural na bacia de Santos e apresentado após sessão solene na Assembléia em comemoração aos 50 anos da Petrobrás, realizada na quarta-feira, 29/10.

De acordo com dados preliminares, as descobertas feitas pela Petrobrás nas plataformas marítimas permitem ao Brasil aumentar sua produção diária de gás natural para algo em torno de cem milhões de metros cúbicos, ainda nesta década. Cerca de 50% dessa produção será de responsabilidade da bacia de Santos.

"É fundamental que possamos dispor de mão-de-obra com formação técnica e com conhecimentos, não só dos aspectos organizacionais, econômicos, logísticos e produtivos, mas também sobre a origem, formação, propriedades e composição do gás", justifica Figueira.

Esta realidade, segundo o deputado, exige a implantação urgente de cursos técnicos, bem como na área de tecnologia, voltados para esse campo. Dentre eles o Governo do Estado poderia privilegiar cursos direcionados para a produção de gás e de turbomáquinas.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp