Homenagem ao médico Luiz Fernando Ribeiro Gomes


13/02/2006 18:17

Compartilhar:


"Valeu Luiz Fernando. Descanse em paz. Esta é a minha mensagem, meu desabafo e minha solidariedade à família desse grande médico que foi Luiz Fernando, com quem eu tive o privilégio de conviver." Com estas palavras, carregadas de emoção, o deputado Fausto Figueira (PT) encerrou seu pronunciamento no plenário da Assembléia Legislativa, na segunda-feira, 13/2, em homenagem ao seu amigo e médico Luiz Fernando Ribeiro Gomes, falecido na tarde da última sexta-feira, 10/2, vítima de acidente na Ilha das Palmas, em Santos, durante confraternização com amigos, entre eles o próprio deputado. Figueira relatou os últimos momentos do amigo e médico ao ler a mensagem intitulada "Valeu, Luiz Fernando!"

"Ainda sinto na boca o amargo cheiro e o gosto de sua morte. Foi há pouco e de minha janela vejo a Ilha das Palmas, o mar ainda bate grosso e um transatlântico cruza o horizonte. Conversamos hoje, e fazia muito tempo que não conversávamos. Falamos da vida, da medicina, do mar, brincamos sobre todos os aniversariantes, você havia nadado e falava do prazer que isto lhe proporcionava, reclamou do sudoeste que chegava forte, e a câmera mambembe do Denari deve ter captado as suas imagens, sua alegria. Médicos, sempre lidamos com a vida, e você como obstetra mais do que ninguém fez da sua profissão uma arte da vida.! ...Luiz Fernando, você nos pregou uma peça, reuniu os amigos e fez questão que participássemos da tua despedida. Valeu Luiz Fernando, valeu a tua vida. Tua mulher, teus filhos, tuas pacientes, teus amigos agradecem por tudo que você fez e representou... Valeu Luiz Fernando, descanse em paz."

O deputado Fausto Figueira, que além médico é o atual 1º secretário da Assembléia Legislativa, fez também um breve histórico de Luiz Fernando Ribeiro Gomes. Lembrou que o colega, natural da cidade de Santos, era um ginecologista renomado e que se formou na Faculdade Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro, Trabalhou na Santa Casa de Santos e depois assumiu o cargo de médico chefe-substituto do Departamento de Assistência Pública da Prefeitura. Atuou na cidade por 34 anos, onde foi professor de Colposcopia na Faculdade de Ciências Médicas de Santos. Entre os títulos de reconhecimento, recebeu a Medalha de Mérito Médico concedida em 1995, pelo prefeito David Capistrano Filho. Deixa a esposa Estela Maria, os filhos Mônica, Marcelo, César e Guilherme.

fausto@faustofigueira.com.br

alesp