Através da vibração de cores Mirian de los Angeles introduz musicalidade à linguagem geométrico-abstrata

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
28/11/2005 15:46

Compartilhar:


A proposição estética de Mirian de los Angeles se situa ao nível da luminosidade, que ela se esforça em obter por intermédio da cor e da composição. De suas pesquisas e de suas aplicações, emanam a qualidade de suas obras, atualmente em plena fase construtivista. Sob o plano estético, a obra autônoma mas integrada à arquitetura, traz em si, pela vibração de suas cores e por suas formas depuradas, uma mensagem de beleza.

Aprofundando cada vez mais suas pesquisas, a artista se engaja numa série de experiências sistemáticas que envolvem a incidência da cor sobre a forma. A artista faz de seus quadros uma contínua variação sob ritmados motivos de formas e de cores, enquanto parece recuperar sobre a tela, certos efeitos volumétricos brilhantemente sustentados por graduações assumidas pelo próprio cromatismo.

Mirian de los Angeles nos oferece a disponibilidade de um discurso que se realiza através de uma vigorosa linguagem geométrico-abstrata. A participação da cor em suas formas torna-se um elemento fundamental para alcançar uma precisa correspondência emotiva e uma sábia resolução das percepções do conhecimento.

Vale salientar que na obra "Rainha das algas", doada ao acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, suas cores são equilibradamente incluídas dentro das linhas traçadas que, no seu fluir e desenrolar, geram uma imagem pura ligada ao ritmo da composição. A sucessão de suas formas segue num verdadeiro sentido musical que confere à imagem um equilíbrio plástico harmonioso.



A Artista



Mirian de los Angeles, pseudônimo artístico de Mirian de los Angeles Alfonso Franco nasceu em São Paulo, em 1960. Formou-se em desenho industrial pela FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado (1978 a 1981). Realizou cursos de extensão universitária em Administração de Marketing, na Fundação Getúlio Vargas, FGV (1987), em desenho de moda, no Centro Madrileño de Estilo y Moda, Espanha (1993).

Trabalhou 20 anos com comunicação, sendo três destes anos em Madri, Espanha, na área de marketing de empresas de grande porte, nacionais e multinacionais. A partir de julho de 2001, dedicou-se exclusivamente à pintura, tendo sido aluna do artista Osmar Pinheiro (2002).

Participou de exposições coletivas no Hotel Unic, SP; Galeria da Hebraica, SP; "Contemporaneidade", Galeria Cromator, Meliá Brooklin, SP; Espaço Virgilio, SP; Espaço Cultural Golden Ligth Business Tower, SP; 58º Salon "Réalités Nouvelles, Paris; "Brasilis à Paris" (2004); "6 x 8", Galeria Estação, SP; Galeria dos Livros, Salvador, BA; IV Salão de Artes Plásticas, Extrema, MG, SP; Galeria Casa da Xiclet, SP; Galerie d'Art François Mansart, Paris; "Avant-Première do Projeto 2005", Ano do Brasil na França (2005).

Recebeu o primeiro prêmio em pintura e medalha de prata na categoria abstração por ocasião da Maratona Cultural da Associação Comercial de São Paulo em (2003).

Possui obras em coleções particulares do Brasil, França, Espanha e no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp