Figueira quer sindicância do Cremesp no caso da bomba de cobalto vencida


06/10/2009 12:34

Compartilhar:


O presidente da Comissão de Saúde e Higiene da Assembleia Legislativa do Estado, deputado estadual Fausto Figueira (PT), solicitará ao Conselho Regional de Medicina do Estado de Sâo Paulo (Cremesp) que instaure sindicância a fim de apurar eventuais responsabilidades pela utilização, no Hospital da Beneficência Portuguesa de Santos, de bomba de cobalto com validade vencida no tratamento de pacientes com câncer.

O assunto foi tema de reportagem da edição deste domingo, dia 4, do Fantástico, programa da TV Globo. O fato vem sendo apurado pelo Ministério Público Estadual. "Brincaram com a vida de vitimas, brincaram com a saúde publica", afirmou ao Fantástico o promotor de Justiça Cássio Conserino, responsável pelo inquérito.

"É uma notícia aterradora, que precisa ser esclarecida a fundo, pois envolve a vida de muitos pacientes de câncer " afirma o deputado Fausto Figueira. Hoje, essas pessoas e seus familiares estão sem saber se o sofrimento a que foram expostos, submetendo-se à radiação, foi inútil, sem resultado do ponto de vista terapêutico".

Fausto, além de pedir providências ao Cremesp, entrou em contato com o vereador Braz Antunes Mattos Neto (PPS), presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara de Santos, para propor que esta atue em conjunto com a Comissão de Saúde da Assembleia.



ffigueira@al.sp.gov.br

alesp