Da Tribuna


18/08/2011 18:48

Compartilhar:


Congresso das Santas Casas



Itamar Borges (PMDB) comentou a importância da Comissão de representação da Casa para ir a Brasília a fim de participar da abertura do 20º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais de todo o país. Estava presente o presidente da Federação do Hospital Santa Claudia e Santa Casa de São Paulo, José Reinaldo, e todas as comissões dos hospitais. "O governador e o secretário da saúde, Giovanni Cerri, estão preocupados com a não correção do teto, o valor que o Estado recebe do Ministério da Saúde", falou Borges. De acordo com o deputado, o ministro da saúde, Alexandre Padilha, anunciou que o valor repassado para os hospitais e Santas Casas será dobrado. (GN)



Saúde



Pedro Tobias (PSDB) reclamou que há projetos na Casa que estão há mais de três anos para serem votados. Comentou que procurou o Ministério Público e o procurador geral do estado para obter base para criar projetos a favor de organizações sociais. "Ao meu ver, e de muitos, a cidade está sem controle, falta fiscalização". De acordo com o deputado, a saúde de São Paulo está em uma situação caótica. Questionou que, se o governo é a favor das causas sociais, das pessoas de baixa renda, por que não investe recursos nos hospitais e santas casas. Tobias apoiou as declarações feitas pelo deputado Olimpio Gomes, e afirmou que não autorizou a inserção dele na tabela . (GN)



Contra a pobreza



Welson Gasparini (PSDB) comentou sua participação na solenidade realizada no Palácio dos Bandeirantes, que contou com a presença de Dilma Rousseff, Geraldo Alckmin e mais três governadores. Segundo o deputado, o objetivo é somar esforços para lutar contra a miséria do Brasil. Elogiou a atitude dos parlamentares e a iniciativa: "Os resultados serão significativos". Gasparini reconheceu que as estatísticas ainda são vergonhosas e o número de brasileiros que vive abaixo da linha da pobreza ainda é alto no Estado mais rico do país. Citou a Cracolância e opiniou: "Os indivíduos que lá vivem deviam ser retirados e levados para centros de recuperação." (DV)



Milagre



Olimpio Gomes (PDT) informou que recebeu do Departamento de Comunicação da Assembleia extratos em que constam as inserções de deputados na TV Alesp. O deputado comparou os extratos com a planilha que recebeu da Fundação Padre Anchieta e voltou a questionar os dados recebidos, "É o milagre da multiplicação das inserções", ironizou. Olimpio afirmou que distribuirá cópias dos extratos para os outros deputados e a Casa dará 30 dias para a apuração do caso. Para o parlamentar é preciso averiguar essas informações. (DA)



Brasil sem miséria



Marco Aurélio (PT) contou que foi ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, na manhã do dia 18/8, onde presenciou o lançamento do plano Brasil sem Miséria na Região Sudeste. O objetivo do Plano é retirar 2,7 milhões de brasileiros da extrema pobreza nos quatro Estados da região. O deputado comentou que o número de pessoas abaixo da linha de pobreza no Estado de São Paulo é muito alto e que agora há uma ação efetiva para conter esse índice. Para o parlamentar, o interesse da presidente não é partidário: "Ela teve a nobreza de unir governos de diferentes partidos para lançar esse programa de combate a miséria. Que essa atitude sirva de exemplo". (DA)



Alimentação



José Candido (PT) exibiu fotos da 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada no dia 12/8 em Suzano, cujo tema foi alimentação saudável como um direito de todos. O objetivo da conferência foi avaliar a situação da população de Suzano e discutir a elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar. "As conferências de todos os segmentos são importantes, e essa irá contribuir com o combate à fome", afirmou o deputado. Segundo o parlamentar a conferência discutiu propostas interessantes, como a criação de cozinhas comunitárias na cidade e a presença de nutricionistas em unidades de saúde e escolas. (DA)



Polícia Civil



João Antônio (PT) falou sobre o Projeto de Decreto Legislativo 65/2009, de autoria do deputado Campos Machado (PTB), que visa à sustação dos efeitos do Decreto 54.710/2009, do ex-governador do Estado de São Paulo José Serra, segundo o qual a corregedoria da Polícia Civil ficou subordinada diretamente ao secretário da segurança pública. O deputado declarou que a bancada de seu partido irá apoiar o Projeto de Campos Machado, mesmo com divergências de opinião. Para o parlamentar, "um decreto do governo não pode ser mais forte do que o da Casa. Se nos curvarmos aos excessos do Legislativo estamos fadados ao fracasso". (DA)

alesp