Parlamentar quer combate a distúrbios alimentares


06/11/2003 18:15

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Paulo Neme

O deputado estadual Paulo Neme (PTB) apresentou projeto de lei que autoriza o governo de São Paulo a implantar na rede hospitalar pública, em todo o Estado, programa específico de prevenção e tratamento de distúrbios alimentares para portadores de anorexia, bulimia nervosa e obesidade. De acordo com a proposta, os portadores de obesidade, além do tratamento, poderão ser submetidos, quando necessário, a cirurgias plásticas e de redução do estômago.

Caso o projeto seja aprovado, todos os usuários do sistema público de saúde relacionados no programa, além do tratamento médico, receberão também orientação e acompanhamento de nutricionistas. Para Paulo Neme, médico há mais de 30 anos, a anorexia é uma doença resultante de dietas extremas. "As doentes sentem medo de engordar e comem muito pouco e exercitam-se obsessivamente", afirma Neme. "Algumas usam drogas para perder o apetite". Segundo o petebista, esses problemas, se prolongados, podem se tornar irreversíveis e causar doenças como infertilidade e osteoporose. "Em caso extremo, a falta de tratamento adequado pode levar à morte" disse ele.

No que diz respeito à obesidade, na maioria dos casos causada pelo elevado consumo de alimentos ricos em gordura ou açúcar, o parlamentar lembra que a doença pode causar inúmeras complicações para a saúde, como diabetes, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e respiratória, desvio da coluna vertebral e distúrbios de origem psicológica causados pelas dificuldades de locomoção, aceitação social e perda de auto-estima.

"O risco de mortalidade entre os obesos é muito alta. Quando o paciente tem dificuldade para emagrecer pelos métodos normais, resta o recurso da cirurgia de redução do estômago para inibir o consumo alimentar excessivo, que pode restabelecer o peso normal do paciente A implantação deste programa contribuirá para a redução de gastos do Estado com saúde pública, além de proporcionar a recuperação da auto-estima dos pacientes" frisou o deputado.

pneme@al.sp.gov.br

alesp