Trens espanhóis: CPTM recebe recursos para melhorias


12/11/2003 16:25

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Luís Carlos Gondim

O deputado Luis Carlos Gondim (vice-líder do PL) recebeu da Secretaria de Transportes Metropolitanos a informação de que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) conseguiu mais recursos para melhorias das linhas E (Brás-Estudantes) e F (Brás-Calmon Viana).

Esta verba virá do contrato recém-assinado entre o Governo do Estado e o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDS) , no valor de R$

154,1 milhões, destinados aos sistemas da CPTM e do Metrô de São Paulo.

Entre as melhorias previstas nas linhas E e F da CPTM, destacam-se a recapacitação dos sistemas de energia, sinalização e telecomunicação.

De acordo com o deputado Gondim, serão realizados serviços de modernização e recuperação de subestações de energia elétrica, incluindo a substituição e instalação de equipamentos e a duplicação de circuito de alimentação no trecho entre as estações Brás e Tatuapé e no trecho Calmon Viana/Guaianazes.

"Com essas melhorias, aumentam ainda mais as possibilidades de o Expresso Leste chegar até Mogi das Cruzes, pois os obstáculos de que a Secretaria se queixava deixarão de existir, sobretudo com a recapacitação do sistema de energia."

Com relação às melhorias das telecomunicação nas linhas E e F, haverá a implantação de sistema de transmissão por fibra ótica, vídeo e dados, além de cronometria para as estações. Com isso, a CPTM terá melhores condições operacionais, o que deverá diminuir o número de falhas no sistema, evitando assim interrupções na circulação dos trens.

O deputado Gondim informou também que uma parte dos recursos do BNDES será destinada à conclusão de uma etapa do plano de recuperação de

trens, que permitirá a incorporação de mais cinco composições reformadas e modernizadas à frota.

"A princípio, estes trens deverão circular na linha A (Brás-Francisco Morato) e possibilitarão a redução do intervalo entre composições, além de permitir maior segurança e conforto ao usuário. Seguindo este objetivo,nós vamos continuar lutando para que os trens espanhóis voltem a circular na linha E, até Mogi das Cruzes, pois a nossa região também merece ser contemplada com um transporte ferroviário de qualidade", destacou.

Gondim propôs emenda ao Orçamento do Estado para 2004 visando a destinação de recursos para a construção de passagens subterrâneas

com o objetivo de melhorar o sistema ferroviário e a qualidade de vida dos motoristas de Mogi.

lcgongim@al.sp.gov.br

alesp