Opinião - Os jovens e a política


03/04/2009 18:09

Compartilhar:


Quando o assunto é política, em geral, os jovens não são os mais entusiasmados. Por mais que clamem por mudanças, muitos afirmam que os políticos são todos iguais e que não adianta mexer no que está instituído há muito tempo. Essa ideia se mistura à desinformação a respeito da competência de cada Poder " Executivo, Legislativo e Judiciário " e dos mecanismos de cobrança e acompanhamento dos mandatos.

Como a deputada estadual mais jovem em todo o país, tendo sido eleita pela primeira vez aos 22 anos vereadora da cidade de Mauá, impressiona-me a falta de interesse dos jovens pela política, que vem persistindo há décadas, ora pelo vício cultural, ora pela falta de estímulo educacional.

Uma das formas de mudar esse perfil é incentivar e despertar a curiosidade nos jovens, como, por exemplo, mostrando o funcionamento da Câmara Municipal de sua cidade ou incentivando projetos nos quais os jovens possam participar da vida no Legislativo municipal ou estadual, como "vereadores mirins" ou "deputados jovens", como acontece em algumas câmaras de vereadores e na Assembleia Legislativa de São Paulo, onde o jovem estudante pode vivenciar o dia-a-dia de um parlamentar, tanto nos trâmites em Plenário, quanto na elaboração de leis.

Para participar, basta mandar um projeto de lei para a avaliação da direção de sua escola quando abrirem as inscrições para o Parlamento Jovem Paulista. A escola, por sua vez, escolherá um aluno cujo projeto se destaque, para representá-la na disputa que geralmente acontece no mês de setembro de cada ano. A oportunidade aproxima o estudante dos afazeres políticos, esclarecendo o porquê da importância do voto consciente nas eleições para qualquer cargo político.

Acredito na construção do conhecimento por meio da realidade vivida pelas pessoas. E isso não é diferente na área da política. Com maior proximidade, o jovem com certeza se sentirá mais interessado pelo assunto e buscará mais informações. Poderia esse ser um bom começo para mudar a cara da política no país.



*Vanessa Damo é deputada estadual pelo PV

alesp