Da Tribuna


19/03/2009 21:18

Compartilhar:


Segurança pública



Nesta quarta-feira, 18/3, o deputado Rui Falcão (PT) comentou a exoneração do secretário de Segurança Pública do Estado, Ronaldo Marzagão, que deixou o cargo. De acordo com o deputado, há, na Segurança Pública do Estado, um quadro de incompetência e, em alguns casos, até de conivência. O parlamentar citou casos que não foram solucionados: máfia dos caça-níqueis, corrupção da polícia e denúncias sobre a existência de grupos de extermínio, entre outros. Rui Falcão disse que tem de haver uma mudança na política de segurança do Estado. "É preciso um novo modelo para que o cidadão de São Paulo tenha mais segurança", finalizou. (TB)

*Esta nota deixou de ser publicada em 19/3 por falha de edição.



Barra Bonita



Davi Zaia (PPS) parabenizou a estância turística de Barra Bonita, que completou 126 anos nesta quinta-feira, 19/3. "Uma importante cidade, situada às margens do rio Tietê, que teve sua origem com os bandeirantes", afirmou. De acordo com o deputado, a cidade expandiu-se com a cana-de-açúcar e a cerâmica, além de ter se tornado um polo turístico. Zaia falou sobre a satisfação em ter participado de solenidade com autoridades da região e cumprimentou todos os cidadãos do município. "Espero que Barra Bonita possa continuar crescendo, se desenvolvendo e oferecendo melhores condições de vida à população", disse. (MC)



Exoneração do secretário



Rui Falcão (PT) voltou a comentar a exoneração do secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão. Segundo Falcão, havia excesso de denúncias de corrupção contra ele, além da incapacidade de dirigir as polícias Civil e Militar. "Quem teria alimentado o ex-secretário-adjunto Lauro Malheiros?", perguntou. O deputado disse ainda que Marzagão teria participado de algumas ações para ganhar projeção, como o caso da morte de Eloá. Para ele, não há como fazer política com uma polícia fora de controle. "Um governador que tem um secretário de Segurança que não controla a polícia, será que está preparado para assumir a presidência da República?", finalizou. (MC)



Educação



Carlos Giannazi (PSOL) falou sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp). De acordo com o deputado, o indicador mostra a falência do sistema educacional que, segundo ele, é decorrente das contradições da secretaria e da política educacional. Ele apontou que o resultado no Idesp vinculará a concessão de bônus aos professores, que "mais uma vez serão prejudicados". Giannazi disse que tem alertado o governador sobre a questão da educação. "Estamos tentando aprovar um projeto para solucionar a crise na rede estadual de ensino, mas a base governista não deixa", falou. (MC/NS)



Esgoto



Ed Thomas (PSB) contou que esteve presente em reunião com a secretária de Energia e Saneamento, Dilma Pena, onde foi discutida a questão do esgoto. O deputado citou o problema de esgoto e de recapeamento em Presidente Prudente e comentou obras de saneamento em Pirapozinho. Discutiu ainda a necessidade de drenagem de um balneário em Sandovalina. "Venho a esta tribuna saudar as referidas cidades e agradecer à secretária pelo atendimento, que foi prestado com muito respeito. São recursos que estamos buscando, para que sejam enviados à nossa região", completou. (MC)



Apuração



Para Olimpio Gomes (PV), é motivo de satisfação para a polícia paulista se livrar de Ronaldo Marzagão. "A saída do secretário sinaliza a necessidade de apuração sobre o que estava acontecendo na Segurança Pública", disse. Para Olimpio, é necessário o controle das verbas sigilosas. "A secretaria começa a fazer farra com o dinheiro público, e, com a troca do secretário, não se fala mais nisso?", reclamou. O deputado disse que não sai da sua cabeça a frase dita pelo sócio do ex-secretário-adjunto: "Ninguém pode imaginar a força que Laurinho tem com Serra", por isso quer uma CPI sobre a venda de cargos. (MC)



Novo secretário



Conte Lopes (PTB) falou sobre a mudança na Secretaria de Segurança Pública. "Se Marzagão continuasse, teria que continuar explicando o inexplicável", falou. Para ele, o secretário que irá assumir, Antonio Ferreira Pinto, é um homem de bem. "Ele é um homem forte, tanto é que colocou ordem no sistema prisional em São Paulo", afirmou. Lopes comentou também a mudança que terá no Comando da PM. "É preciso colocar alguém da Segurança Pública, alguém que conheça", insistiu. O parlamentar citou a grande quantidade de armas roubadas por bandidos e acha que devem ser tomadas atitudes. "É necessário que deixem o secretário trabalhar", acrescentou. (MC)



Escola



Luiz Carlos Gondim (PPS) elogiou a visita de José Serra a Mogi das Cruzes para inaugurar uma Fatec, que considerou como importante investimento. Gondim pediu a Serra uma escola para jovens e adultos voltada para formar empregadas domésticas, pedreiros, secretárias e garçons. Segundo ele, falta qualificação para esses profissionais. O deputado falou ainda sobre compensação aos municípios que abrigam mananciais. "Salesópolis, Biritiba Mirim e Mogi das Cruzes são responsáveis por 15% da água que vai para São Paulo e não recebem nada em troca", explicou. Gondim também pediu uma escola técnica agrícola para a região do Cinturão Verde. (MC)



Secretária da Educação e Santos



Maria Lúcia Prandi (PT) criticou a resistência e a demora da secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, em reconhecer seus erros. Sobre o escândalo dos livros, Prandi afirmou que a secretaria divulgou uma errata de difícil acesso aos alunos e aos professores, em vez de refazer e redistribuir o material. A deputada também lamentou a maneira autoritária com que a secretária trata a educação, e aproveitou para mencionar a situação da cidade de Santos, que "despencou do 12º para o 66º lugar" na avaliação de escolaridade. (NS)



Aposentados e enchentes



Marcos Martins (PT) cumprimentou a chapa vencedora na eleição da União dos Aposentados e Pensionistas (UAP), realizada na cidade de Osasco. Segundo o deputado, a longevidade da população brasileira está aumentando e os atendimentos especializados em idosos no país são falhos. De acordo com Martins, a população pode viver melhor desde que receba maior atenção do Poder Público. O deputado falou ainda sobre a enchente que atingiu o rio Tamanduateí e alertou sobre a necessidade da conclusão das obras dos piscinões que deverão controlar as enchentes, para evitar prejuízos à população. (NS)



Restituição do imposto



Jonas Donizette (PSB) demonstrou sua satisfação com a implantação da lei 13.032/2008, que devolve o valor do IPVA pago a proprietários que tiverem seus veículos roubados ou furtados. O deputado considera importante registrar que o projeto que originou a lei foi apresentado pelo governador a partir de projeto idealizado pelo deputado. De acordo com Donizette, a pessoa que teve seu veículo subtraído pode retirar a restituição em até dois anos e, segundo ele, mais de 37 mil pessoas já foram beneficiadas com a lei. O parlamentar destacou ainda a importância de se reverter impostos em serviços para a população. (NS)



Piscinões



Marcos Martins (PT) destacou a matéria do jornal O Estado de S.Paulo, sob o título Faltam 29 piscinões na bacia do Rio Tamanduateí. Segundo o parlamentar, se os piscinões do Programa de Combate às Inundações fossem construídos, a situação seria diferente na capital e no ABC. Ele lamentou os casos de veículos danificados, casas inundadas e a morte de duas pessoas após o forte temporal ocorrido no dia 17/3. Outro destaque feito por Martins refere-se ao Projeto de Lei 591/2008, de sua autoria, que classifica a visão monocular como deficiência visual. "Vamos envidar esforços para que o projeto seja aprovado o mais rápido possível". (SM)



Críticas ao Clipping



Rui Falcão (PT) criticou a edição do Clipping Diário de Notícias, distribuído aos parlamentares. Segundo ele, a coletânea de notícias publicadas traz repetidas vezes o nome do governador José Serra com grifo. O parlamentar disse estar ciente de que há muitas pessoas que nutrem uma profunda admiração pelo governador, mas considerou um exagero todas as matérias da edição virem com o nome de Serra em destaque. Falcão encaminhou sua reclamação à Mesa pedindo providências imediatas para que nas próximas edições isso não ocorra. (SM)

alesp