Novas medidas de segurança em bancos


10/11/2010 17:48

Compartilhar:


O Projeto de Lei 730/2010, de Fernando Capez (PSDB), determina maior proteção aos usuários de instituições financeiras ou bancárias localizadas no Estado. Com essa iniciativa, o parlamentar quer restringir o uso de aparelhos eletrônicos de comunicação no interior desses estabelecimentos, evitando, assim, a prática do crime conhecido como "saidinha", no qual os ladrões seguem as vítimas que sacam importâncias nas agências e as assaltam em seguida. Entre os aparelhos proibidos, estão: celulares, laptops, rádios, radiocomunicadores, iPods e outros objetos eletrônicos.

Nos shopping centers, hipermercados e supermercados onde existirem caixas de atendimento ao público, a vedação será restrita ao local onde forem instaladas. Capez destaca que, nesses casos, a administração desses estabelecimentos providenciará o isolamento da área visando ao efetivo cumprimento na norma.

Em entrevista à Rádio CBN Campinas, o parlamentar afirmou: "Na maioria das vezes, as vítimas são mulheres e pessoas idosas. O ponto forte das ações criminosas é a informação, pois, quando a abordagem é feita, o criminoso já sabe a quantia sacada e o local onde o dinheiro está guardado." O projeto também proíbe que clientes usem acessórios, tais como óculos escuros, capacetes e bonés, os quais dificultam a identificação dos infratores.

Já manifestaram apoio ao projeto o deputado Antonio Mentor (PT) e o secretário de Estado da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto. Algumas das medidas previstas na propositura já foram adotadas nos seguintes municípios paulistas: Franca, Jandira, Louveira, Nova Odessa, Ourinhos, São Vicente, Taubaté e São Roque, além de Divinópolis (MG), Curitiba (PR), Piçarras (SC), Manaus (AM), Canguaçu (RS) e Salvador (BA).



fcapez@al.sp.gov.br

alesp