Opinião - 8º Encontro Nacional de Fé e Política


26/10/2011 19:34

Compartilhar:


Em busca da sociedade, do bem viver, sabedoria e protagonismo e política. Este é o tema central do 8º Encontro Nacional de Fé e Política que acontecerá na cidade de Embu das Artes, nos dias 27, 28 e 29 de outubro, na Diocese de Campo Limpo Paulista, São Paulo.

Farei parte do grupo de Suzano que irá participar do evento, junto com o membro do Movimento de Fé e Política da cidade de Suzano. Será um momento muito importante de reflexão e formação para a atuação nas comunidades; além de ser um espaço para professarmos nossa fé e trocarmos experiências.

O encontro acontece no momento em que lembramos os 32 anos do martírio do ativista de Direitos Humanos, Santo Dias da Silva, morto por um policial militar, em 1979, quando liderava uma greve. Santo Dias pertenceu à Diocese de Campo Limpo e atuou na Pastoral Operária, no Movimento Eclesial de Base e no movimento de leigos.

O bem viver trata de um resgate histórico de sabedoria dos povos indígenas Aymara, Quéchua e Guarani, avançado num diálogo de novas iniciativas que apontam para criação de espaço de dialogo sobre a desmercantilização da vida, e propõem outro projeto político para todos os povos.

Esse debate favorece o protagonismo dos povos indígenas destacando várias iniciativas que apontam para outro mundo possível, com a vida em plenitude, e não o viver melhor, e o viver bem, que prega o capitalismo.

O Movimento de Fé e Política é ecumênico, não confessional e não partidário; está aberto a todas as pessoas que consideram a política uma dimensão fundamental da vivência de sua fé. Em todo o país existem grupos organizados, na maioria atuante em pastorais sociais católicas e igrejas, engajados em sindicatos. Muitos parlamentares atuam neste movimento, vereadores, deputados e também sindicalistas.

Este movimento pretende ser um serviço de formação e informação sobre questões de política, cultura, ecologia, ética e espiritualidade; ele pretende reforçar e estimular a experiência dos grupos de reflexão, celebração e aprofundamento.

É com muito entusiasmo que nós do Movimento de Fé e Política da cidade de Suzano iremos para o Encontro Nacional, a fim de juntos com movimentos sociais de todo Brasil, realizarmos uma plena reflexão da sociedade do bem viver, ou seja, a sociedade que queremos.



*José Candido é deputado estadual pelo PT

alesp