Aprovada assistência psicopedagógica nas escolas

Benefício abrangerá todas as escolas do Estado de São Paulo
28/12/2000 14:49

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou o Projeto de Lei 128/99, do vice-líder do Governo na Casa, deputado Claury Alves Silva (PTB), que cria a assistência psicológica e psicopedagógica em todos os estabelecimentos públicos e privados de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio do Estado.

Para formular o projeto Claury se baseou nos altos índices de repetência e evasão escolar e nas dificuldades apontadas por educadores quanto ao processo de aprendizagem. Uma vez instituída, a assistência deverá ser prestada por psicólogos e psicopedagogos nas dependências das escolas durante o período letivo.

A Secretaria de Estado da Educação, através do Conselho Estadual de Educação e da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas deverá se responsabilizar pela elaboração das normas, planejamento e controle junto aos estabelecimentos escolares.

De acordo com o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), o índice de reprovação no Ensino Fundamental foi de 3,8% em 1997, ano do último levantamento realizado. O índice de evasão escolar atingiu 2,7%. Esses percentuais indicam que 651 mil crianças foram reprovadas ou deixaram de frequentar a escola. "Na era da informação, quando a educação é o passaporte para uma vida digna, esses números são inadmissíveis", afirma Claury.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Claury Alves Silva - 3886-6383/6859)

alesp