Mariângela Duarte quer debater reivindicações de caminhoneiros


05/02/2001 15:45

Compartilhar:


A deputada Mariângela Duarte (PT) fez um apelo aos empresários ligados ao Porto de Santos para que eles criem um canal de negociação com os caminhoneiros, que estão em greve nacional desde 28/1.

Em contato com o presidente do Sindicato dos Caminhoneiros de Santos e Baixada Santista, Eraldo Gomes de Andrade, que representa 5 mil caminhoneiros na região, a parlamentar constatou que, com a greve, cerca de 100 mil toneladas de carga/dia estão deixando de ser transportadas.

Segundo Eraldo, desde 1995 a categoria vem acumulando perdas: os fretes não são reajustados; com concessão das estradas a empresas particulares, o prejuízo com os pedágios chegou a 274%; e com o aumento dos combustíveis as perdas são de 300% desde o Plano Real.

Porto. Eraldo queixa-se da desorganização no Porto e acusa a empresa Libra de utilizar a via pública como armazém particular, impedindo o trânsito e prejudicando os caminhoneiros que não têm área específica para ficarem.

Mariângela está acionando o prefeito de Santos, Beto Mansur, para que sejam fiscalizadas as ações das empresas nas vias públicas, o Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) e a Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), órgão que viabiliza os recursos para atuação do Condesb e empresários a negociarem a fim de resolver a situação que vem prejudicando caminhoneiros e empresários, os municípios da Baixada e a economia do país.

Governador. A deputada conversou com o José Borges da Silva, presidente da Associação Comercial dos Transportadores Autônomos da Baixada Santista e o Sindicato dos Transportadores de Carga Granel de Santos, Guarujá e Cubatão, e, atendendo à solicitação do representante das entidades, a parlamentar está enviando ofícios ao governador em exercício, Geraldo Alckmin, ao secretário de Transportes do Estado, Michael Paul Zeitlin, e ao presidente da Dersa, Sérgio Luiz Gonçalves Pereira, para debater a greve e custo dos pedágios no Estado de São Paulo.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Mariângela Duarte - 3886-6548/6553)

alesp