Secretaria da Saúde presta esclarecimentos sobre transplantes no Estado


22/08/2001 11:00

Compartilhar:


Da assessoria

Nesta quarta-feira, 22/8, às 14h30, a deputada Mariângela Duarte (PT) e representantes de portadores de hepatite estarão reunidos com o assessor de comunicação social do secretário de Saúde, Agostinho Ferreira Martins Neto, e com membros da Equipe da Central de Transplantes, para receber os esclarecimentos que antecederão às respostas para as questões formuladas pela deputada, através de Requerimento de Informações protocolado na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em 19/6/2001.

Mariângela pretende solicitar informações referentes à mortalidade pós-transplante e em fila de espera e também sobre os transplantes realizados pelos hospitais públicos e particulares, sobre os quais a página eletrônica oficial da Secretaria da Saúde não informa minuciosamente.

De acordo com a página, foram realizados 589 transplantes de fígado desde 1997 e morreram 595 pacientes em fila de espera, ou seja, transplanta-se um e morre outro. Atualmente, no Brasil, a fila de pacientes aguardando um transplante de fígado está em torno de 1.600.

Segundo um cálculo extra-oficial, a captação deveria ser quintuplicada. A mortalidade em fila de espera é de 37%, nos três primeiros meses, e atinge 57% nos seis meses iniciais. O número de candidatos a transplante no Brasil é ainda baixíssimo e tende a crescer exponencialmente nos próximos anos, principalmente com a grande massa de portadores de hepatite C não identificados e que brevemente integrarão a lista.

No mundo, a hepatite vem crescendo de forma avassaladora, contaminando quase sete vezes mais que a Aids. No Brasil, 2% da população já foi contaminada. A hepatite C, mundialmente, já atinge 170 milhões de pessoas, enquanto que a Aids contaminou 34 milhões.

Segundo a Direção Regional de Saúde no Estado de São Paulo (DIR 24), em mais de 3 mil casos atendidos, quase a metade conseguiu ser tratada, embora haja mais de 16 mil pessoas apresentando patologia.

A deputada vem lutando pela aprovação do Projeto de Lei 696/00, de sua autoria, que define as diretrizes para uma política de prevenção e atenção integral à saúde da pessoa portadora de hepatite, no âmbito do Sistema Único de Saúde. Recentemente, Mariângela teve aprovado o projeto que institui a Semana de Prevenção e Combate às Hepatites.

"Para combater a hepatite, urge uma política de prevenção, de fiscalização nos bancos de sangue e de assistência, e uma campanha de esclarecimento", explica a parlamentar, lembrando que "no caso da Aids já foi comprovada a redução de 50% de óbitos, após as políticas de prevenção".

alesp