Deputado propõe criação do Dia da Billings


24/03/2004 16:15

Compartilhar:


Da assessoria da Liderança do PV

O deputado Giba Marson, líder do PV na Assembléia Legislativa, apresentou projeto de lei que institui o Dia do Reservatório Billings, a ser comemorado anualmente em 27 de março. Pela importância da Billings para a região metropolitana de São Paulo, em especial para o Grande ABC, o parlamentar defende que esta iniciativa servirá para conscientizar a sociedade civil, o setor privado e o poder público a respeito da necessidade de se criar programas específicos para a represa.

"O nosso objetivo é buscar soluções para recuperar e preservar o reservatório Billings e melhorar a qualidade de vida da população da região. Com a sociedade mobilizada em defesa da Billings, certamente esta importante área do Estado poderá ser utilizada de maneira racional e inteligente", afirmou Marson.

A escolha do dia 27 de março se deve ao fato de que, nesta mesma data no ano de 1925, o então presidente da República Arthur Bernardes concedeu à empresa Light o direito de represamento de alguns rios do ABC e da Capital para que se formasse um reservatório (lago artificial) no Alto da Serra do Mar. O nome da represa está ligado ao do engenheiro americano Asa White Kenney Billings, responsável pela obra. Com mais de um trilhão de litros d'água, o Reservatório Billings abrange, além de São Paulo, os municípios de Santo André, São Bernardo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

lidpv@al.sp.gov.br

alesp