Emídio de Souza acompanha vistoria na lagoa de Carapicuíba


21/05/2003 17:25

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Emidio de Souza (PT-Osasco), acompanhará nesta quinta-feira, 22/5, a Comissão de Defesa do Meio Ambiente, presidida pelo deputado Donisete Braga (PT), em vistoria na Lagoa de Carapicuíba, a partir das 10 horas da manhã, em conjunto com vereadores da cidade.

Essa medida visa impedir que o lodo poluído com materiais tóxicos retirado do rio Tietê para obras de alargamento e aprofundamento de sua calha continue sendo despejado na Lagoa, trazendo conseqüências imediatas para a fauna aquática e posteriores para todos os moradores da região.

O deputado lembra que esta decisão foi tomada em audiência pública realizada na Assembléia Legislativa dia 08/05, com a participação de parlamentares, promotores e ambientalistas de diversas regiões do país e estrangeiros. Para ele essa discussão chegou ao seu foro mais adequado de debate e tomada de posições, que é a Comissão de Defesa do Meio Ambiente da ALESP, e se comprometeu a tomar providências utilizando os instrumentos legais que o exercício de seu mandato permite junto aos órgãos envolvidos, secretarias, governo e autoridades.

"Esta Casa tem o direito e o dever de fiscalizar os atos do Executivo, principalmente quando ele extrapola suas funções e transgride as leis, como é o caso do depósito irregular de resíduos e aterro nesta lagoa, que poderia ser preservada e transformada em uma área de lazer num município que simplesmente não possui nenhum outro ponto com estas características", disse Emidio de Souza.

alesp