Combate à violência une governo e oposição


10/11/2003 16:59

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

A onda de violência que atinge as grandes metrópoles e o aumento do número de policiais assassinados em São Paulo colocaram lado a lado governo e oposição. Os senadores da bancada paulista iniciaram na terça-feira, 4/11, uma mobilização suprapartidária para discutir medidas eficazes de combate à violência - um movimento que uniu PT, PSDB e PFL, governo do Estado e a União.

Em discurso no plenário do Senado, o líder do governo na Casa, Aloízio Mercadante (PT-SP), anunciou que o assunto será discutido nos próximos dias em encontro com o governador Geraldo Alckmin e o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. "Nós precisamos de um pacto suprapartidário. O governador do Estado terá todo o meu apoio naquilo que for necessário para responder a esse tipo de agressão", afirmou Mercadante.

O convite do senador petista também se estendeu aos senadores da bancada paulista, Eduardo Suplicy, do PT, e Romeu Tuma, do PFL. "Num momento como esse não é para a oposição ficar criticando o governo. Em momentos como esse é preciso que cada um dos cidadãos esteja junto para enfrentar coeso esse bando de assassinos", acrescentou.

A escalada da violência ocorreu em protesto ao Regime Disciplinar Diferenciado, programa criado por Geraldo Alckmin, que prevê regime de isolamento por tempo determinado para os presos perigosos. O governo federal apóia a iniciativa e encaminhou ao Congresso Nacional projeto de lei criando o Regime Disciplinar em todo o país. A proposta já foi aprovada pelo Senado e depende da Câmara dos Deputados para entrar em vigor.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp