São Paulo pode ter política de turismo para a terceira idade


11/01/2006 18:02

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/3 idade c.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/3 idade d.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Estado de São Paulo deve adotar políticas específicas para a criação de atividades turísticas destinadas a pessoas com mais de 60 anos. O objetivo é melhorar a qualidade de vida na terceira idade e incrementar o desenvolvimento de regiões com potencial turístico.

O projeto de lei que dispõe sobre a Política Estadual de Incentivo ao Turismo para o Idoso, de autoria do deputado Giba Marson (PV), foi aprovado pela Assembléia e aguarda a sanção do governador Geraldo Alckmin para entrar em vigor.

De acordo com a proposta de Giba Marson, o governo estadual deverá estabelecer normas e diretrizes que irão nortear os programas governamentais e privados voltados para os idosos, priorizando atividades turísticas adequadas a este público específico que será inclusive beneficiado com redução do preço das tarifas.

O parlamentar defende a realização de parcerias com empresas, associações, sindicatos e instituições públicas estaduais e municipais para a implantação de iniciativas ou serviços voltados ao turismo da terceira idade e sugere a criação de roteiros devidamente planejados de acordo com os interesses e condições dos aposentados e das pessoas com mais de 60 anos, como o turismo histórico, cultural, rural, religioso, esportivo, de saúde, de negócios, além do turismo gastronômico e do ecoturismo, uma vez que o Estado de São Paulo é potencialmente promissor neste sentido.

"O turismo para o idoso deverá ser parte integrante da política de desenvolvimento turístico do Estado de São Paulo. Além de favorecer o envelhecimento saudável, com qualidade de vida, respeito e dignidade, o projeto também tem como finalidade a geração de emprego e renda nas mais variadas regiões do Estado", explicou o deputado.

Desenvolvimento regional

Para Giba Marson, o aumento da oferta de viagens para os idosos representa uma importante alternativa para o setor de turismo e serviços em todo Estado, com reflexos positivos na criação de postos de trabalho diretos e indiretos e na arrecadação de impostos, incrementando assim o desenvolvimento econômico de cada região.

De acordo com o projeto, a Política Estadual de Incentivo ao Turismo para o Idoso deverá levar em conta os princípios do desenvolvimento sustentável e estimular o ecoturismo em áreas naturais ou consideradas patrimônio histórico e cultural.

Além disso, deverão ser realizadas campanhas que promovam a qualificação dos produtos oferecidos à terceira idade por meio de cursos de capacitação e organização empresarial para os profissionais da área.



lidpv@al.sp.gov.br

alesp